Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza
Foto: Ricardo Laf

Cine Santa Tereza recebe programação itinerante da Mostra Ecofalante de Cinema

criado em - atualizado em

O Cine Santa Tereza recebe desta terça-feira (9) a 31 de agosto parte da programação itinerante da Mostra Ecofalante de Cinema, um dos mais importantes eventos audiovisuais dedicados às temáticas socioambientais da América do Sul. A itinerância acontece simultaneamente a 11ª edição do evento, realizada em São Paulo. Serão exibidos curtas e longas metragens nacionais e internacionais. As sessões do Cine Santa Tereza acontecem às terças-feiras, às 19h, e de quarta a domingo, às 16h30 e às 19h. Os ingressos podem ser retirados no site Disk Ingressos ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa dos filmes que serão exibidos no Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal da PBH. Também haverá sessões em nove Centros Culturais municipais. Outras informações estão disponíveis no site.

 

A Mostra Ecofalante de Cinema é uma realização da ONG Ecofalante. Na programação da itinerância, no Cine Santa Tereza, estão títulos das mostras Panorama Internacional Contemporâneo, com os eixos Ativismo, Biodiversidade, Economia, Emergência Climática e Trabalho; uma homenagem a Jacques Perrin, e filmes da Competição Latino-americana. No dia 9 de agosto acontece a sessão especial de abertura, com exibição do “O Território” (2022, classificação 12 anos), obra premiada no Festival de Sundance. Entre os destaques da programação estão os filmes: “Koyaanisqatsi” (1982, classificação livre), “Geração Z” (2021, classificação 10 anos), “Beleza Tóxica” (2019, classificação 12 anos), “Zarafa” (2013, classificação 10 anos) “Adeus, Capitão” (2022, classificação livre) e “Lixo Mutante” (2022, classificação 12 anos).

 

A Mostra Ecofalante de Cinema promove homenagem ao ator e diretor francês Jacques Perrin, falecido no último mês de abril, aos 80 anos. Conhecido pelo papel de Totó em “Cinema Paradiso” (1988), Perrin participou de mais de 130 filmes e séries ao longo da carreira, incluindo uma indicação ao Oscar por “Z” (1969). Mas ele também se transformou em um ardoroso defensor da natureza e foi responsável por produções que encantam amplas plateias mundo afora.

 

 

Sessões nos Centros Culturais Municipais

 

Além do Cine Santa Tereza, a itinerância da Mostra Ecofalante também terá sessões gratuitas em nove Centros Culturais municipais: Bairro das Indústrias,  São Bernardo, Vila Santa Rita, Vila Fátima, Urucuia, Pampulha, Liberalino Alves de Oliveira, Jardim Guanabara e Lindeia Regina. As sessões acontecem em dias e horários variados. O destaque será a exibição do longa de animação “Zarafa” (2013, classificação livre). O filme traz a história da amizade entre Maki, uma criança de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras. A animação foi exibida no Festival de Berlim e no Festival de Animação de Annecy (França) e indicado como melhor animação ao Prêmio César (França). Também haverá sessões do filme “Rolê - Histórias dos Rolezinhos” (2021, classificação livre), documentário que acompanha a vida e as lembranças de três personagens negras que enfrentaram situações traumáticas de racismo e participaram das ocupações em shoppings. A programação completa da itinerância da Mostra Ecofalante pode ser consultada no site.

 

 

Serviço

Mostra Ecofalante de Cinema – Itinerância Belo Horizonte

Cine Santa Tereza: Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias

Centro Cultural Bairro das Indústrias: Rua dos Industriários, 289 - Bairro das Indústrias

Centro Cultural São Bernardo: Rua Edna Quintel, 320 - Bairro São Bernardo

Centro Cultural Vila Santa Rita: Rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita

Centro Cultural Vila Fátima: Rua São Miguel Arcanjo, 215 - Vila Nossa Senhora de Fátima

Centro Cultural Urucuia: Rua W3, 500 - Bairro Urucuia

Centro Cultural Pampulha: Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 - Bairro Urca

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira: Av. Antônio Carlos,821- Bairro São Cristóvão

Centro Cultural Jardim Guanabara: Rua. João Álvares Cabral, 277 - Bairro Jd.Guanabara

Centro Cultural Lindeia Regina: Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Bairro Regina

 

De 9 a 31 de agosto

Programação: neste link

Outras informações: www.ecofalante.org.br