Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza recebe 4ª edição da mostra “Metal em Minas”
Foto: Death Metal Angola

Cine Santa Tereza recebe 4ª edição da mostra “Metal em Minas”

criado em - atualizado em

Abrindo a programação do mês de agosto, o Cine Santa Tereza recebe a 4ª edição da mostra “Metal em Minas”, que traz exibições de filmes e videoclipes, bate papos e debates sobre o atual momento da cena Heavy Metal nacional. Algumas produções serão exibidas pela primeira vez em Belo Horizonte, como os documentários "Death Metal Angola" e "Gangrena Gasosa: desagradável". A mostra “Metal em Minas” tem curadoria de Casito Luz, vocalista da banda Witchhammer, pioneira da cena metal mineira. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa da mostra pode ser consultada no Portal da PBH.

 

A programação da mostra “Metal em Minas” tem início com uma sessão do documentário “Death Metal Angola” (Jeremy Xido, 2014), que será exibido pela primeira vez em BH, com o objetivo de contextualizar a luta e a organização do underground em âmbito global. O longa conta a história do primeiro show de rock realizado no país africano, após anos de guerra pela independência e Guerra Civil. O show foi idealizado por Wilker Flores, guitarrista e coordenador de um orfanato no país, que usa do ritmo como uma forma de ‘cura’ para as feridas deixadas pela guerra. Após a exibição do filme, haverá debate com Robert Frank, ator e vocalista da banda belorizontina Pelos.

 

Da produção brasileira, serão exibidos documentários sobre a cena metal de BH, após os anos 1980, e sobre a cartografia headbanger da cidade, que busca compreender o processo de territorialização das bandas de Heavy Metal de Belo Horizonte, sendo eles “Cartografia e conhecimento Headbanger” (MG Metal Warriors, 2023)  e “BH DEPOIS DOS ANOS 80” (Clinger Carlos, 2023)”.

 

Também serão exibidos videoclipes das bandas que representam a luta do Metal nos dias atuais no nosso estado. A mostra conta ainda com outra exibição inédita em Belo Horizonte, o documentário "Gangrena Gasosa: desagradável" (Fernando Rick, 2013). O filme aborda a trajetória da banda carioca Gangrena Gasosa, autointitulados como criadores do ‘saravá metal’, estilo que incorpora elementos da umbanda e religiões afro-brasileiras às músicas e estéticas da banda.

 

A gravadora Cogumelo Records participa da programação da mostra, com o lançamento de seu DVD e catálogo comemorativo de 40 anos. A história do heavy metal no Brasil está entrelaçada à história dessa gravadora belo-horizontina, que de início era uma loja que vendia discos de vários gêneros musicais. No início dos anos 1980, já havia uma cena forte do metal na cidade, com o nascimento de algumas bandas. Os fãs desse ritmo encontraram na Cogumelo mais do que uma loja para adquirir os discos, mas um ponto de encontro para essa comunidade, levando a loja a se tornar exclusiva para esse ritmo e futuramente uma gravadora para as bandas emergentes da cidade.

 

Serviço

Mostra “Metal em Minas”

Data: de 1 a 6 de agosto de 2023

Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias

Programação completa: Portal PBH - pbh.gov.br/cinesantatereza