2 Abril 2025 -
O Cine Santa Tereza recebe neste sábado (5), às 19h, a pré-estreia do filme “Mário de Andrade, O Turista Aprendiz”, dirigido por Murilo Salles. O filme é uma adaptação do livro “O Turista Aprendiz”, do poeta, escritor, crítico literário e ensaísta brasileiro, Mário de Andrade, que traz anotações e relatos do autor durante uma expedição pelo Rio Amazonas, em 1928. A sessão será comentada pelo diretor. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na plataforma Sympla ou na bilheteria do cinema antes da sessão, conforme disponibilidade. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.
“Mário de Andrade: O Turista Aprendiz” mistura a ficção relatada no Livro “O Turista Aprendiz” com fatos documentais sobre a vida do escritor, trazendo à tona um olhar novo e fascinante sobre a obra de um dos maiores nomes da literatura e da cultura brasileira. O filme traz reflexões sobre a questão da identidade cultural brasileira e, ao mesmo tempo, resgata um certo tom chanchadeiro que Mário de Andrade deixa escapar em alguns relatos do livro, fruto do tempo e do avanço de suas reflexões sobre a brasilidade.
O filme mescla diferentes gêneros e estilos para contar as histórias, reflexões e descrições de sua jornada. Com cenas dramatizadas e outras narradas, o filme acompanha os diálogos internos e as memórias de Mário de Andrade ao longo de sua viagem. A tensão entre suas inquietações e sua vivência aristocrática nos salões em São Paulo, regados à cultura francesa, ganham no filme complexidade e ousadia, propondo camadas narrativas que trazem à tela essas contradições entre o intelectual erudito e as mundanidades existenciais do escritor.
Sobre o diretor
Murilo Salles é cineasta, carioca, graduado em Teoria da Informação pela Escola de Comunicação da UFRJ – ECO. Estreou na direção com o documentário “Essas são as Armas”, em 1978, Pomba de Prata do Festival de Leipzig na Alemanha. Entre suas principais obras estão “Nunca Fomos Tão Felizes”, sua primeira ficção, que ganhou o Leopardo de Bronze no Festival de Locarno na Suíça, foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, além de vencer como Melhor Filme o Festival de Brasília, em 1984. Em 1989, dirigiu “Faca de Dois Gumes”, prêmio de Melhor Diretor do Festival de Gramado. Em 1994, dirigiu “Todos os Corações do Mundo”, documentário oficial da FIFA sobre a Copa do Mundo. Em 1996, com “Como Nascem os Anjos”, ganhou o prêmio de Melhor Direção do Festival de Gramado e o Prêmio Colón do Oro de Melhor Filme do Festival de Huelva, na Espanha.
Serviço
Pré-Estreia | Mário de Andrade, O Turista Aprendiz (Brasil, Murilo Salles, 2024)
Duração do filme: 92 minutos | Classificação da Sessão: 16 anos
Data: sábado (5), às 19h
Ingressos Gratuitos: retirada na plataforma Sympla ou na bilheteria, com 30 minutos de antecedência
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Praça Duque de Caxias – Santa Tereza)
Programação completa: Portal Belo Horizonte