Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza exibe filmes com foco em duplas de protagonistas
Foto: Globo-Filmes-e-Fox Film do Brasil

Cine Santa Tereza exibe filmes com foco em duplas de protagonistas

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, de 1º a 28 de fevereiro, no Cine Santa Tereza, a mostra “Em Dobro: Duplas Protagonistas”. Os filmes selecionados focam em narrativas cujo protagonismo na trama se centra em duplas de personagens, seja para potencializar o riso, o suspense, a ação e o drama. A mostra reúne títulos clássicos e contemporâneos aclamados pela crítica e pelo público das mais variadas idades. A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos no site www.diskingressos.com.br, ou na bilheteria do cinema. A programação completa do Cine Santa Tereza, espaço vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, pode ser consultada on-line

O potencial do encontro se evidencia na mostra “Em Dobro: Duplas Protagonistas”, a partir de uma seleção de filmes que reúne diferentes e distintos tipos de duplas. Nos filmes com duplas de protagonistas na qual a diferença de idade reforça os aspectos dramáticos e cômicos da trama, não raro nos deparamos com a transformação dos personagens diante de uma convivência que subverte formas de viver e pensar. Isso é o que acontece no clássico de Hal Ashby “Ensina-me a Viver” (1971, classificação 14 anos), no qual o jovem e mórbido Harold se modifica ao conviver com a vivaz e apaixonante Maude, uma senhora de 79 anos. Em “Um Mundo Perfeito” (1993, classificação 14 anos), Clint Eastwood coloca em cena um presidiário, vivido por Kevin Costner, e seu refém, um garotinho de 8 anos, vivendo um relacionamento inusitado. Também transformador é o relacionamento, no clássico de Charles Chaplin, “O Garoto” (1921, classificação livre), do eterno Carlitos, com uma criança abandonada que aprende a amar incondicionalmente, vivendo as mais divertidas aventuras. Outra dupla memorável, Marty Mcfly e Dr. Brown, vividos por Michael J. Fox e Christopher Lloyd em “De Volta Para o Futuro” (1985, classificação livre), de Robert Zemeckis. 

Já “Encontros e Desencontros” (2003, classificação 14 anos), de Sofia Coppola, encanta ao mostrar o encontro do decadente ator de cinema vivido por Bill Murray com a jovem solitária protagonizada por Scarlett Johansson. Assim como “Perfume de Mulher” (1992, classificação livre), de Martin Brest, comove ao exibir os belos momentos compartilhados pelo estudante, protagonizado por Chris O'Donnell, e o tenente coronel cego, interpretado por Al Pacino, que eternizou a famosa cena de tango. Outra delicada aproximação, em “Rain Man” (1988, classificação livre), de Barry Levinson, acontece quando dois irmãos precisam aprender a conviver com as diferenças. 

As duplas de investigadores, jornalistas, policiais e agentes da lei também fomentaram várias obras marcantes em diversos gêneros cinematográficos, seja o filme de ficção, policial, ação ou suspense. Nesses filmes, o choque de personalidades e estilos costuma ser a tônica, sendo que a parceria, muitas vezes, se dá entre um agente da lei e outro que a infringe. Serão exibidos, por exemplo, sucessos policiais dos anos 80, como “48 horas” (1982, classificação 16 anos), de Walter Hill e “Máquina Mortífera”, de Richard Donner (1987, classificação 18 anos); assim como “MIB, Homens de Preto” (1997, classificação livre), de Barry Sonnenfeld, “Caçadores de Emoção” (1991, classificação 12 anos), de Kathryn Bigelow, “Mississipi em Chamas” (1988, classificação 12 anos), de Alan Parker e “Todos os Homens do Presidente” (1976, classificação 10 anos), de Alan J. Pakula. 

Uma das duplas mais famosas do cinema, Hannibal Lecter e a agente do FBI Clarice Starling também marca presença com o premiado “O Silêncio dos Inocentes” (1991, classificação 14 anos), de Jonathan Demme. Outra parceria improvável é mostrada no sucesso “O Sexto Sentido” (1999, classificação 12 anos), do diretor americano, nascido na Índia, M.Night Shyamalan. As duplas de criminosos na sétima arte, também renderam várias obras de sucesso como “Bonnie e Clyde, uma rajada de balas” (1967, classificação 14 anos) de Arthur Penn e “Butch Cassidy" (1969, classificação 12 anos), de George Roy Hill. 

As tramas com duplas de mulheres costumam enveredar por dois caminhos: a descoberta da força contida num grande encontro ou a alternância entre rivalidade e parceria. Na mostra serão exibidos filmes como o clássico de  Joseph L. Mankiewicz, “A Malvada” (1950, classificação livre), com Bette Davis e Anne Baxter; “Chicago” (2002, classificação 14 anos), de Rob Marshall, com Catherine Zeta-Jones e Rennée Zellweger; “Vicky Cristina Barcelona” (2008, classificação 12 anos),de Woody Allen,  com Scarlett Johansson e Penélope Cruz e “Thelma & Louise” (1991, classificação 14 anos), de Ridley Scott, com  Geena Davis e Susan Sarandon. 

A comédia é um gênero que também se beneficiou enormemente de duplas que fizeram história. Na mostra serão exibidos, não somente títulos de parcerias clássicas e contemporâneas, como Jerry Lewis e Dean Martin e Jim Carrey e Jeff Daniels, respectivamente em “Artistas e Modelos” (1955, classificação 12 anos), de Frank Tashlin e “Debi & Lóide: dois idiotas em Apuros” (1994, classificação 12 anos), de Bobby Farrelly. Serão exibidos, também, parcerias impagáveis tais como em “Ghost - do outro lado da vida” (1990, classificação 12 anos), de Jerry Zucker e “Este Mundo é um Hospício” (1944, classificação 14 anos), de Frank Capra. 

O cinema nacional marca presença na mostra, com títulos nos quais as duplas de protagonistas se destacam na narrativa por meio de amizades que florescem em meio a ambientes muitas vezes inóspitos ou competitivos, ou ainda por meio de encontros com um outro eu, no passado. Serão exibidas obras como “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005, classificação 14 anos) de Marcelo Gomes, “O Palhaço” (2011, classificação 10 anos), de Selton Mello, “Cidade dos Homens” (2007, classificação 16 anos), de Paulo Morelli e “A Dona da História” (2004, classificação 12 anos), de Daniel Filho.