Pular para o conteúdo principal

Fachada do Cine Santa Tereza
Foto: Ricardo Laf

Cine Santa Tereza exibe filmes clássicos e contemporâneos do cinema francês

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam deste sábado, até 1º de maio, no Cine Santa Tereza, a mostra “Faces Femininas do Cinema Francês: Intérpretes”, que traz uma seleção de filmes franceses, clássicos e contemporâneos, com um recorte de 19 talentosas atrizes do cinema francês. A mostra conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français e da Aliança Francesa de Belo Horizonte. Serão exibidos 17 filmes, com sessões de quarta-feira a domingo. A entrada é gratuita. A programação completa pode ser consultada no portal Belo Horizonte. 

A mostra apresenta títulos já conhecidos dos admiradores do cinema francês, obras que marcaram a carreira de respeitadas atrizes, muitas das quais em atividade até hoje. Além disso, realizações recentes que trazem a marca das novas gerações, atrizes potentes e engajadas na valorização das mulheres no mercado do audiovisual, profissionais que atuam em frentes diversas e ampliam cada vez mais o espaço desbravado pelas pioneiras. 

O potencial deste seleto grupo de atrizes é evidenciado por 15 prêmios César - o Oscar francês - de melhor interpretação feminina, 4 prêmios César de atriz revelação e um sem número de indicações. No grupo, temos também 5 Palmas de Ouro de melhor atriz em Cannes, 5  prêmios de  melhor atriz em Veneza, além da primeira atriz francesa a ganhar um Oscar de interpretação, no caso Simone Signoret, aqui representada com O Exército das Sombras (1969, classificação 12 anos), de Jean-Pierre Melville. 

Entre os filmes da mostra também estão presentes duas atrizes de destaque pertencentes às novas gerações: Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos, que conseguiram o feito de dividir a Palma de Ouro de melhor filme em 2013 com o diretor Abdellatif Kechiche, algo inédito até então para atrizes. Adèle, inclusive, foi a pessoa mais jovem a receber o prêmio, com 19 anos na época. Foram elas também que vieram a público denunciar as más condições de filmagem, explicitando situações que muitas mulheres vivem nos sets e na maioria das vezes é invisibilizada. Elas estão presentes na mostra com os filmes Roubaix, une Lumiére (2019, classificação 12 anos) e Volta (2019, classificação 14 anos). 

Catherine Deneuve e sua irmã, precocemente falecida, Françoise Dorléac, estão representadas em dois filmes de Jacques Demy, Duas Garotas Românticas (1967, classificação livre), e Pele de Asno (1970, classificação livre). A companheira de toda uma vida de Demy, a cineasta belga Agnès Varda, também está na mostra com a obra que marcou a Nouvelle Vague e deslanchou a carreira de sua protagonista, Corinne Marchand, o cultuado Cléo das 5 ás 7 (1962, classificação 14 anos). 

Várias obras, inclusive, foram fruto de parcerias memoráveis. A dinamarquesa Anna Karina, musa de Jean-luc Godard, comparece com O Demônio das Onze Horas (1965, classificação 14 anos), uma das obras que consolidou seu papel de atriz símbolo da Nouvelle Vague, o movimento francês encabeçado por jovens realizadores, cinéfilos e politizados, que por volta do final dos anos 1950 se colocaram contra o cinema comercial levado a cabo por grandes estúdios e propuseram filmes mais autorais. Outro título chave do movimento será exibido na mostra, Jules e Jim- uma mulher para dois (1962, classificação 10 anos), de François Truffaut, com a presença luminosa de Jeanne Moreau, falecida em 2017. Além de atriz, Jeanne foi cantora, roteirista e diretora. 

A atuação na frente e por trás das câmeras parece ser uma realidade mais comum no cinema francês. A excelente Sandrine Bonnaire, além de uma carreira consolidada como atriz, também fez um belo e corajoso filme sobre a irmã autista. Ela está presente na mostra com o drama policial Três Dias e Uma Vida (2019, classificação 14 anos). A mostra ainda traz Dominique Blanc, Yolande Moreau, Sara Forestier, Élodie Bouchez, Isabelle Carré, Judith Chemla, Emmanuelle Devos, Miou-Miou e Laetitia Dosch. 

Serviço

Mostra Faces Femininas do Cinema Francês: Intérpretes
De 2 de abril a 1º de maio, quarta-feira a domingo
Cine Santa Tereza Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias 
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: (31) 3277-4699

A programação completa pode ser acessada neste link