Pular para o conteúdo principal

Três mulheres da cintura para baixo com sacolas de compras no chão, ao redor; a mulher da frente usa saia rosa, as de trás, calças pretas. Abaixo, os dizeres "The true cost"/O verdadeiro custo, nome do documentário.
Foto: Divulgação

Cine Ambiente em Foco exibe filme sobre indústria da moda

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte apresenta na próxima terça-feira, dia 17 de outubro, mais uma edição do Cine Ambiente em Foco. Nesta edição será exibido o documentário “The True Cost” (O Verdadeiro Custo), que faz um alerta sobre o custo da indústria da moda no mundo e quem paga pelas consequências dessa produção. A sessão acontece na terça-feira, dia 17, das 14h às 17h no Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, nº 1.201 - Centro). A entrada é gratuita.

 

 

O projeto  Cine Ambiente em Foco é realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a exibição de obras audiovisuais de temas relacionados à sustentabilidade com a participação de profissionais debatendo o assunto. O filme  “The True Cost”  é de autoria de Andrew Morgan e será comentado pela jornalista Valéria Said Tótaro e pelo sociólogo Diogo Cesar Pereira.

 

O diretor Andrew Morgan ficou comovido com o colapso do Rana Plaza, ocorrido em Bangladesh, em 2013. Nesta data, houve um desabamento de prédio, com morte de mais de mil trabalhadores da moda, acontecimento que expôs as condições sub-humanas da indústria. O documentário exibido aborda as consequências do consumismo, como o esgotamento dos recursos naturais e o uso de pesticidas. 


 

Convidados do mês

Valéria Said Tótaro é jornalista, articulista e professora de Ética e Teorias do Jornalismo. Mestre em Estudos Culturais Contemporâneos e pós-graduada em Gestão Cultural, tem a Cultura Vintage na Moda como objeto de estudo. Faz palestras e promove debates sobre Slow Fashion Vintage e Consumo Consciente na Moda.

 

Diogo Cesar Pereira é sociólogo do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana/SLU da Prefeitura de Belo Horizonte.