Pular para o conteúdo principal

PBH inicia ações operacionais para melhoria do transporte coletivo
Foto: Divulgação/SLU

Cidadão pode colaborar com a coleta de lixo e ajudar a manter a cidade limpa

criado em - atualizado em

Os caminhões da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolhem, em média, 630 mil toneladas de lixo por ano, apenas nas residências, comércios e prédios públicos de Belo Horizonte.

 

Apesar do número impressionante e do empenho dos garis, que correm diariamente vários quilômetros na coleta dos resíduos, em muitos lugares é possível ver sacos de lixo se acumulando novamente nas calçadas logo após os caminhões passarem, pois alguns moradores não respeitam os horários e os dias corretos da coleta.

 

Esse desrespeito causa mau cheiro, atrai insetos, roedores e outros animais, que espalham o lixo pelas vias. Em dias chuvosos, os resíduos na calçada podem entupir bocas de lobo e causar acúmulo de água em algumas vias.

 

De acordo com a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Ana Paula Assunção, o cidadão pode colaborar muito para manter a cidade limpa com atitudes simples. “Se o recolhimento do lixo em sua região é durante o dia, coloque o lixo devidamente embalado para a coleta entre as 7h e as 8h. Se o serviço é feito à noite, a hora certa é das 19h às 20h. Quanto menos tempo os sacos de lixo permanecerem expostos na calçada, melhor para todos os moradores de Belo Horizonte”, diz.

 

Para evitar que os sacos se rompam na hora em que o gari coleta, por excesso de peso, a SLU recomenda encher até dois terços da capacidade da embalagem e, depois, lacrar bem. A segurança do gari também deve ser observada. “Objetos pontiagudos ou cortantes, como vidro, agulhas, estiletes e espetos, devem ser colocados em caixas de papelão, como as do tipo longa vida, ou mesmo em garrafas PET, para evitar acidentes”, completa.

 

Coleta em 100% das vias urbanizadas

 

Em Belo Horizonte, o serviço de coleta domiciliar porta a porta abrange praticamente 100% da extensão das vias formalmente urbanizadas. O recolhimento de resíduos ocorre diariamente, de segunda a sábado, em algumas localidades, e em outras, de maneira alternada, às segundas, quartas e sextas-feiras, ou ainda, às terças, às quintas e aos sábados.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem ampliado a coleta domiciliar para as vilas e aglomerados. Atualmente, entre 65 e 70 ZEIS (zonas de especial interesse social) – porções do território municipal ocupadas predominantemente por população de baixa renda, na maioria das vezes vilas e favelas – são beneficiadas com os serviços regulares de coleta domiciliar.

 

Nessas áreas, muitas localizadas em áreas de difícil acesso, a SLU utiliza caminhões minicompactadores. Para alcançar os becos e as ruas que não possibilitam a passagem de caminhões, muitas vezes os garis utilizam carrinhos de mão específicos, feitos de fibra de vidro, para realizar o serviço de coleta porta a porta dos resíduos domiciliares. A coleta é feita durante o dia, diariamente ou três vezes por semana, em dias alternados. No último ano, o serviço chegou à Comunidade Dandara, que passou a contar com coleta domiciliar de resíduos três vezes por semana.

 

O cidadão pode acessar o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte e conferir o dia e o horário da coleta em sua via.