15 June 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte entregou, neste sábado (15), as obras de revitalização do Centro de Vivência Agroecológica do Bairro Coqueiros (CEVAE Coqueiros). O espaço é um dos cinco desse tipo, que têm o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das comunidades a partir da coletividade e sustentabilidade. O custo das intervenções foi de aproximadamente R$ 750 mil.
Entre as obras estão a reforma geral das edificações da Casa Azul; instalação de bebedouros e sanitários públicos, execução de rota acessível com rampas interligando a construção, seus cômodos e seu entorno; ampliação da área coberta por telhado; recuperação de toda a rede hidráulica e elétrica; execução de jardineiras e paisagismos; construção de área de playground (incluindo brinquedo acessível) com piso emborrachado e de equipamentos de alongamento (incluindo aparelho acessível); instalação de mobiliários urbanos no entorno da Casa Verde (lixeiras, mesas de jogos incluindo um conjunto acessível, bebedouro de bica acessível e bancos), instalação de sinalização geral no espaço, demolição de muro de divisa e substituição por cercamento telado para melhoria da segurança, construção de passeio e plantio de vegetação variada.
Os recursos aplicados nessa mais recente reforma são provenientes de medida compensatória, porém o espaço recebeu ainda em 2023 outras melhorias significativas com recursos próprios da PBH, como a instalação de uma guarita móvel na portaria (o que ampliou a área de atuação da vigilância do local), a construção da pista de skate e a recomposição do cercamento na área próximo à chamada Casa Azul, espaço destinado a reuniões, cursos e oficinas realizados no CEVAE.
Portanto, com as recentes intervenções que serão entregues, o CEVAE Coqueiros – que sofria com o vandalismo e a depredação constantes – foi completamente revitalizado e teve suas estratégias de segurança ampliadas para melhor atender à população que utiliza o local, ganhando inclusive novas áreas e atrativos para convivência familiar.
Segurança alimentar e educação ambiental
Como política de segurança alimentar, o CEVAE tem o papel de fomentar a agricultura urbana, baseada nos princípios da agroecologia, da economia solidária, da segurança alimentar e nutricional e da equidade de gênero.
“Essas obras realizadas representam o reconhecimento da PBH sobre o relevante papel do CEVAE para a comunidade local, como política de meio ambiente e uma opção de ocupação sustentável e produtiva, aliada à geração alternativa de renda para áreas verdes e degradadas de Belo Horizonte”, afirma Gelson Leite, presidente da Fundação Municipal de Parques e Zoobotância e secretário interino de Meio Ambiente.
Para marcar a entrega do novo espaço à comunidade, foi realizado um evento junino com feiras das famílias empreendedoras que atuam no local (com caldos, doces, tropeiro, churrasco, pipoca e produtos de horta), além de apresentações culturais/artísticas e uma quadrilha junina, organizada pela Academia da Cidade, Escola Municipal Padre Massote e visitantes.