Pular para o conteúdo principal

Fachada de Centro de Saúde
Foto: Divulgação/PBH

Centros de Saúde da capital estarão abertos na segunda-feira de Carnaval

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai abrir os 152 Centros de Saúde da capital nesta segunda-feira de Carnaval, dia 4. O funcionamento será das 7 às 17 horas. Serão prestados atendimentos a casos agudos (febre, vômitos, dores), realização de curativos, aplicação de vacinas e também dispensação de medicamentos. Os endereços dos Centros de Saúde estão disponíveis no portal da Prefeitura.

 

Na terça-feira, dia 5, os Centros de Saúde estarão fechados e o atendimento será retomado na quarta-feira de Cinzas, dia 6, a partir das 13 horas. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam todos os dias, 24 horas. Durante todo o carnaval, o atendimento aos foliões também é prestado nos Postos Médicos Avançados. São três unidades, sendo uma fixa - montada no Centro de Referência da Juventude (Praça Rui Barbosa, 50, Centro) - e duas móveis, que são instaladas na dispersão dos blocos com maior número de foliões.

 

Em 2018, na segunda-feira de carnaval, os Centros de Saúde também funcionaram, e naquela data realizaram mais de 10 mil atendimentos, com dispensação de mais de 5 mil medicamentos e mais de 5 mil vacinas aplicadas.

 

Vigilância Sanitária fará plantão no Carnaval

Nos dias de folia, além de ser fundamental para garantir a energia e saúde dos foliões, o consumo adequado de alimentos diminui as chances de intoxicação, episódios que têm risco aumentado quando o preparo e acondicionamento estão fora dos padrões. Para garantir os parâmetros ideais na comercialização de alimentos durante o Carnaval, a Vigilância Sanitária de Belo Horizonte montará um esquema de plantão para atender às denúncias da população relacionadas à intoxicação alimentar, veículos, barracas e estabelecimentos que comercializam alimentos.

 

Serão 24 fiscais sanitários de prontidão, em três pontos estratégicos de maior movimentação dos blocos. O acionamento das equipes será via telefone e deve ocorrer, por exemplo, quando o folião suspeitar que o alimento consumido lhe causou alguma intercorrência; constatar alguma irregularidade, como produto estragado ou condições inadequadas de preparo ou acondicionamento.

 

Além das vistorias, a Vigilância Sanitária também realizou um trabalho de conscientização junto aos comerciantes e consumidores. Foi elaborado um folder com 10 dicas para uma alimentação segura. O material será distribuído em pontos estratégicos como rodoviária, hotéis, Centros de Saúde e Conexão Aeroporto.


Durante o Carnaval de 2018, os fiscais sanitários realizaram 364 vistorias em veículos, ambulantes e barracas de alimentos. As irregularidades mais comuns foram: ausência de reservatório de água; gelo para alimento fora da embalagem original e temperatura de conservação de alimentos inadequada.

 

Para solicitar a vistoria de um fiscal, exclusivamente no período de carnaval, confira os horários e os telefones, conforme a regional onde se localiza o estabelecimento:

 

Centro-Sul, Leste e Noroeste: das 9h às 22hs – 3277-493

Pampulha, Venda Nova, Nordeste e Norte: das 9h às 22h – 3277-7942

Oeste e Barreiro: das 9h às 22h – 3277-7022