Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Saúde Jardim Europa, em Venda Nova
Foto: SMSA/Divulgação

Centros de Saúde com horário ampliado já atenderam mais de 37 mil pessoas em BH

criado em - atualizado em

Desde o dia 1º de janeiro os nove Centros de Saúde que tiveram o horário de funcionamento ampliado, como forma de garantir assistência à população, atenderam 37.308 pacientes com sintomas respiratórios leves. O funcionamento dessas unidades com horário ampliado é das 7h às 22h30 durante a semana e das 7h às 22h aos finais de semana e feriado.

 

A estratégia tem o objetivo de desafogar as UPAs, disponibilizando para a população mais acesso ao atendimento médico. Não há aplicação de vacina contra a Covid-19 nesses locais. O atendimento é, preferencialmente, a pacientes com sintomas respiratórios leves e moderados (tosse, coriza, febre, dor no corpo, mal-estar geral).

 

Os casos pediátricos nos Centros de Saúde com horário ampliado são realizados de segunda a sexta, das 7h às 19h. Após este horário e aos finais de semana e feriados, os atendimentos pediátricos serão realizados nas Unidades de Pronto Atendimentos.

 

As UPAs permanecem atendendo normalmente, todos os dias, 24 horas. A orientação é que sejam procuradas para casos de maior gravidade, como queda com torção ou fratura, forte dor no peito, vômito constante, dor abdominal, sangramento intenso e outras queixas clínicas mais complexas.

 

Confira o endereço dos Centros de Saúde que estão funcionando com horário ampliado no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.