7 Maio 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte abrirá, neste sábado (10), cinco centros de saúde para atender exclusivamente pessoas com sintomas de doenças respiratórias. As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), São Paulo (Nordeste), Heliópolis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão das 7h às 19h para garantir cuidados à população. Os endereços podem ser verificados on-line. Além de prestar assistência, esses equipamentos também vão disponibilizar a vacina contra a gripe para o público a partir de 6 meses de idade. As aplicações serão das 8h às 17h.
A medida de ampliar o funcionamento das unidades básicas de saúde, inicialmente aos sábados, considera a atual demanda assistencial e o cenário epidemiológico do município. Neste ano, até o momento, foram realizados aproximadamente 200 mil atendimentos às pessoas com sintomas de doenças respiratórias na rede SUS-BH, sendo cerca de 65% nas cinco regionais definidas estrategicamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para reforçar o cuidado a partir de sábado.
“Essa é mais uma ação que faz parte do Plano de Enfrentamento às Doenças Respiratórias de Belo Horizonte, que está sendo colocado em prática aos poucos e de acordo com a necessidade. Estamos implementando as estratégias de forma gradativa exatamente para garantir o cuidado oportuno às pessoas que precisam de atendimento ágil. Seguimos monitorando diariamente todos os dados para, se preciso, viabilizar outras medidas”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
A orientação da SMSA é que as pessoas com sintomas mais leves, como coriza, tosse ou dores de cabeça e garganta, por exemplo, busquem acolhimento nos centros de saúde. Assim, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que funcionam todos os dias, por 24 horas, ficam voltadas para o cuidado de casos mais graves e urgentes.
Outras ações para o enfrentamento às doenças respiratórias
Para garantir a assistência à população, a Prefeitura já abriu 30 novos leitos pediátricos na cidade, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão municipal, e outros 10 no Hospital da Baleia.
Outra importante ação implementada foi o reforço no quadro de pediatras nas UPAs e as unidades que contavam com dois profissionais no plantão noturno agora possuem três especialistas.