Pular para o conteúdo principal

Seis mulheres sentadas ao redor de uma mesa. Em cima da mesa há novelos de lã.
Foto: Divulgação/PBH

Centros de convivência oferecem oficinas de arte

criado em - atualizado em

As oficinas de arte coordenadas por usuários dos Centros de Convivência da Prefeitura de Belo Horizonte seguem até o dia 27 de junho. As atividades integram a programação do “Arte e Loucura no Circuito Liberdade” e são realizadas no Museu Mineiro às terças e quintas-feiras. São oficinas desenho, bordado e quadrinhos. Todas gratuitas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site do Museu Mineiro.

 

Oficina Centro de Convivência

 

 

O projeto “Arte e Loucura no Circuito Liberdade” reúne uma série de exposições nos museus e espaços do Circuito Liberdade. Uma oportunidade para que a população conheça os trabalhos produzidos pelos usuários dos Centros de Convivência. A proposta é abrir um novo diálogo com a cidade, propondo um olhar diferente sobre a loucura a partir da produção estética e artísticas dos portadores de sofrimento mental. Ainda dá tempo de conferir os trabalhos que estão em exposição no Memorial Minas Vale e no Museu Mineiro. Confira a programação:

 

Museu Mineiro

 

Oficinas

 

As oficinas de arte coordenadas por usuários dos Centros de Convivência da Prefeitura de Belo Horizonte estão com inscrições abertas. As oficinas são gratuitas e acontecem até o dia 27 de junho, sempre às terças e quintas-feiras, no Museu Mineiro. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site do Museu Mineiro.

 

Programação  das oficinas:

 

  • 20/06 - Oficina de bordado (10 vagas. Idade mínima 14 anos)
  • 22/06 - Oficina de desenho (10 vagas. Idade 8 a 12 anos)
  • 27/06 – Oficina de Quadrinhos (10 vagas para  adultos).

 

De ter vivido ao redor do mundo 

 

Além das oficinas, o Museu Mineiro recebe a exposição “De ter vivido por um fio ao redor do mundo” até o dia 9 de julho. São desenhos, pinturas, bordados, cerâmicas, mosaicos e vídeos.

- Terças, quartas e sextas - 10h às 19h

- Quintas - 12h às 21h.

- Sábados e domingos - 12h às 19h.

 


Memorial Minas Vale

Exibição de vídeo - Cyber Lounge

Até 2 de julho

 - Terça a sexta - 10h às 18h 

- Sábados - 10h às 18h

 

Exibição das produções visuais feitas pelos usuários dos Centros de Convivência,com destaque para o processo criativo, a expressão dos participantes e a busca coletiva para construir um lugar onde se faça dizer desta lógica diferente que abriga a loucura.

“Arte e loucura no Circuito Liberdade” é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, com parceria do Circuito Liberdade, IEPHA e Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais. A programação completa pode ser conferida no link: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/arte-dos-cidadaos-em-sofrimento-mental-no-circuito-liberdade