Pular para o conteúdo principal

Centro Pop Miguilim tem programação especial na semana das crianças
Foto: Divulgação/PBH

Centro Pop Miguilim tem programação especial na semana das crianças

criado em 10/10/2022 - atualizado em 10/10/2022 | 15:58

A Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma programação especial para crianças e adolescentes no Centro Pop Miguilim, unidade de referência para esse público em situação de rua na cidade. Durante a semana estão programadas atividades de lazer, cultura e gastronomia.

A programação no Centro de Referência, localizado na rua Varginha, 210, no bairro Floresta, começa com um torneio de totó e tênis de mesa, nesta segunda-feira (10). Na terça-feira (11), os usuários participarão de oficinas de construção de brinquedos e pintura facial. Já nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças, será a vez do cinema, com exibição de filmes infantis e de super-heróis. Uma caça ao tesouro e uma visita guiada ao Parque Municipal estão na programação da quinta-feira (13). E, para fechar a semana, o Miguilim se transforma em picadeiro e recebe o espetáculo "Todo Mundo Vai ao Circo/Benjamim no Miguilim”.

O secretário adjunto de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, José Crus, explica o objetivo das ações. “Com uma programação variada e lúdica buscamos fortalecer o vínculo dessas crianças e adolescentes com as equipes de referência do Centro Pop Miguilim, que é uma experiência inovadora no país, na referência à população em situação de rua.”

O serviço é realizado em parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). O coordenador da unidade enfatiza que a programação integra o planejamento das ações e atividades da unidade desenvolvidas ao longo de todo o ano. Reinaldo Santos, explica que toda a atuação do serviço é pautada no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“O desenvolvimento de ações e campanhas como a de combate às violações de direitos ao público atendido, contribuem para que as crianças e adolescentes, acompanhadas pelo serviço, possam acessar os direitos à liberdade, respeito, dignidade como pessoas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais, de forma lúdica, leve e participativa, visando ao fortalecimento do convívio familiar e comunitário, e às superações das vulnerabilidades”, detalha.

Veja detalhes da programação no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Centro Pop Miguilim

Criado em 1993, o Centro Pop Miguilim é uma referência nacional de proteção social a este público, pelas características do espaço de referência para as crianças e adolescentes, mas também pelo uso da arte e das trocas interpessoais como estratégias que colaboram para a construção do processo de saída das ruas e reintegração familiar e comunitária de crianças e adolescentes com trajetória de vida nas ruas, gerando mais proteção social e cidadania.

O acesso ao Centro Pop Miguilim pode ser feito de forma espontânea, quando o adolescente busca a unidade, por referenciamento da rede de proteção social, por busca ativa ou pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social. Em média, 70 crianças e adolescentes são atendidos e acompanhados pela equipe de referência da unidade mensalmente.