11 November 2019 -
O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) teve seu modelo de gestão integrada apresentado na 5ª Semana de Inovação do Setor Público, realizada em Brasília, no início deste mês. O evento foi promovido pelo Ministério da Economia, pela Escola Nacional de Administração Pública, pelo Tribunal de Contas da União e pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, com apoio e participação de diversas instituições do governo federal, além de organismos internacionais, grupo da sociedade civil e representantes do setor privado.
A 5ª Semana de Inovação do Setor Público teve como objetivo colocar a agenda de inovação no foco das estratégias de governo em toda a América do Sul, visando impulsionar avanços voltados para a solução de desafios enfrentados pelo setor público no século XXI, bem como valorizar os servidores públicos, colocando-os como protagonistas deste processo.
A diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro, apresentou aos participantes do evento as diretrizes do modelo de gestão integrada do Centro de Operações de BH, destacando que nele ocorre a convergência de 14 instituições públicas presentes para garantir uma resposta ágil e resolutiva aos problemas públicos da cidade de Belo Horizonte.
Papéis e responsabilidades
O modelo de gestão integrada apresentado foi desenvolvido em parceria com a empresa EloGroup, coordenado pela Subsecretaria de Modernização da Gestão (SUMOG/SMPOG), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), a partir de diagnósticos, entrevistas com gestores públicos e realização de amplo benchmarking de outros centros de referência nacional e internacional. O trabalho resultou na definição dos papéis e responsabilidades de cada uma das instituições e em protocolos gerais para as linhas de atuação do COP-BH no monitoramento da cidade, na pronta resposta de ocorrências integradas, na gestão de situações críticas, nas operações integradas, em grandes eventos e na prevenção de problemas públicos.
O COP-BH foi selecionado para ter seu modelo de gestão integrada apresentado durante o evento, no momento Holofote, entre outras 255 propostas inscritas por outras instituições. A 5ª Semana de Inovação do Setor Público reuniu aproximadamente 1.500 participantes em mais de 80 palestrantes, durante os quatro dias de atividades, que incluíram palestras, oficinas, mesas redondas, cursos e diversas outras atrações.
Com a implantação do modelo de gestão integrada do COP-BH, a cidade se tornou mais preparada para lidar com diversas situações, desde problemas do cotidiano como manifestações e acidentes de trânsito, até situações mais complexas, como a gestão de incidentes decorrentes de chuva e também grandes eventos, como o Carnaval. Essa prática de gestão integrada dos problemas urbanos favoreceu o desenvolvimento de Belo Horizonte como “cidade inteligente”, tornando-a referência no cenário nacional.