Pular para o conteúdo principal

Placa de estacionamento rotativo na rua Alvares Cabral, prédios e árvores ao fundo.
Foto: Stênio Lima/PBH

Centro e bairro Belvedere terão novas vagas de Estacionamento Rotativo

criado em - atualizado em

A partir de terça-feira, dia 25/9 a BHTrans irá ampliar a oferta de vagas de Estacionamento Rotativo no bairro Belvedere e no Centro. A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis.
 

O bairro Belvedere passa a contar com 1.281 vagas físicas de estacionamento rotativo que irá propiciar 4.568 oportunidades para que os veículos possam estacionar diariamente na região. Já no Centro são 2.682 vagas físicas e 15.035 oportunidades de estacionamento.

 

Veja os novos locais:

Bairro Belvedere

Vagas de duas horas

 

- Rua Engenheiro Walter Kurrle entre rua Desembargador Jorge Fontana e rua Rodrigo Otávio Coutinho - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.

 

- Rua Maestro Arthur Bosmans entre rua Desembargador Jorge Fontana e rua Rodrigo Otávio Coutinho - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.

 

Vagas de cinco horas

 

- Rua Cypriano Souza Coutinho entre rua Desembargador Jorge Fontana e rua Rodrigo Otávio Coutinho - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.

 

- Rua José Ferreira Cascão entre rua Desembargador Jorge Fontana e rua Rodrigo Otávio Coutinho - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.

 

- Rua Rodrigo Otávio Coutinho entre rua Cypriano Souza Coutinho e rua José Ferreira Cascão - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.

 

- Rua Rodrigo Otávio Coutinho entre rua Engenheiro Walter Kurrle e rua Sebastião Fabiano Dias - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.

 

- Rua Rodrigo Otávio Coutinho entre rua Sebastião Fabiano Dias e rua Maestro Arthur Bosmans - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.

 

- Rua Rodrigo Otávio Coutinho entre rua Maestro Arthur Bosmans e rua Desembargador Jorge Fontana - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.

 

Centro

 

Vagas de 2 horas

 

- Rua Itambé entre avenida dos Andradas e rua Conselheiro Rocha - segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, exceto feriados.

 

 

Sobre o Estacionamento Rotativo - A implantação do rotativo é uma medida adotada como forma de democratizar a utilização das áreas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas físicas disponíveis. O sistema aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.
 

Atualmente, o Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.452 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 105.830 oportunidades para estacionar em 876 quarteirões da capital. A utilização do Estacionamento Rotativo (crédito eletrônico ou folha) custa R$ 4,40 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Os créditos eletrônicos e a folhas podem ser adquiridos em quase 500 postos de venda credenciados da capital.
 

O sistema funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha não é exigido aos sábados) e aos domingos em alguns locais como o Parque das Mangabeiras. O usuário deve sempre verificar a regulamentação na placa.
 

Desde abril de 2008 o Rotativo possui um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar este bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de estacionamento rotativo, não tendo que pagar para estacionar por apenas alguns minutos.
 

Para onde vai a receita do Estacionamento Rotativo? - A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação, conforme demonstrativo publicado na capa do talão.
 

Estacionamento Rotativo Digital - Desde junho de 2018 a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e da Prodabel, implantou o Estacionamento Rotativo Digital. Com o aplicativo no celular ou em postos de vendas o motorista pode comprar créditos eletrônicos para usar as vagas de estacionamento rotativo da capital.
 

Neste mês de setembro, o novo sistema completa três meses de operação e atualmente são 412 postos de venda de créditos eletrônicos. Confira os números do trimestre:
 

Aquisições: 641 mil créditos

Ativações dos créditos: 451 mil créditos

Ativações do bônus: 211 mil de bônus

 

Os aplicativos credenciados para compra de crédito estão disponíveis nas lojas virtuais para Android e IOS. Acessando a página da BHTrans no site da PBH, o usuário pode baixar o seu favorito nas lojas virtuais. Após o cadastramento da placa do carro, podem ser escolhidas a quantidade de créditos e a forma de pagamento (cartão de crédito, débito ou boleto). Depois, é só ativar o rotativo quando estacionar, com atenção para o tempo de permanência indicado na placa de regulamentação.
 

Nos aplicativos, o usuário pode cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas apenas duas dessas placas poderão estar ativadas em um mesmo momento. Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido, como na folha de papel de estacionamento.
 

Saiba mais sobre o Estacionamento Rotativo Digital e conheça os aplicativos na página do Rotativo.

 

Histórico Estacionamento Rotativo - O Estacionamento Rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e também do Estacionamento Rotativo.