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Centro de Todo Mundo implanta faixas exclusivas e melhora mobilidade
Foto: PBH/ Arte

Centro de Todo Mundo implanta faixas exclusivas e melhora mobilidade

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está implantando mais de 18km de rotas prioritárias para o transporte coletivo na área central da capital. Além da criação das faixas exclusivas, preferenciais e ciclovias, que vão dar mais celeridade na circulação pela região, ruas e avenidas estão recebendo tratamento nas calçadas, abrigos de ônibus e a sinalização viária estão sendo revitalizados. As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro - Centro de Todo Mundo e vão beneficiar os pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo, motoristas, moradores e comerciantes.

 

Rotas Prioritárias para o Transporte Coletivo

 

Mais de 18 km de rotas prioritárias para o transporte coletivo (faixas exclusivas e preferenciais) já começaram a ser implantadas na área central. As obras estão em andamento na Avenida Augusto de Lima e, em breve, serão implantadas em vias importantes como a Avenida Afonso Pena e as ruas Curitiba e São Paulo.

 

As faixas exclusivas e preferenciais melhoram o desempenho das linhas de ônibus, garantindo que o usuário do ônibus chegue ao seu destino de forma segura e rápida. O transporte coletivo também será beneficiado com as diversas melhorias viárias que já aconteceram ou estão em obras nas avenidas do Contorno, dos Andradas, nas ruas dos Guaicurus, São Paulo e Curitiba, e na região da Praça Raul Soares.

 

Trechos implantados

- Faixa exclusiva na Avenida dos Andradas, entre Viaduto da Floresta e Al. Ezequiel Dias, em ambos os sentidos - 2,6 km

- Faixa exclusiva na Avenida do Contorno, entre a Avenida Teresa Cristina e Viaduto da Floresta, no sentido Bairro/Centro - 2,7 km

 

Trechos em obras

- Faixa exclusiva na Avenida Augusto de Lima, entre Avenida do Contorno e Rua Rio Grande do Sul, em ambos os sentidos - 2,5 km

 

Trechos em fase de projetos

- Faixa exclusiva na Avenida Afonso Pena, entre Praça da Rodoviária e Avenida Getúlio Vargas, no sentido Centro/Bairro - 2,4 km

- Faixa exclusiva na Avenida Afonso Pena, entre Avenida Bernardo Monteiro e Praça da Rodoviária, no sentido Bairro/Centro - 2,2 km

- Faixa exclusiva na Rua Curitiba, entre Rua dos Tupinambás e Avenida Álvares Cabral - 1,9 km

- Faixa exclusiva na Rua São Paulo, entre a Avenida Álvares Cabral e Avenida Afonso Pena - 1,2 km

- Faixa exclusiva na Avenida Álvares Cabral, entre a Avenida Olegário Maciel e Rua São Paulo no sentido Bairro/Centro - 550 metros

- Faixa exclusiva na Avenida João Pinheiro, entre Rua dos Guajajaras e Praça da Liberdade, em ambos os sentidos - 1,1 km

- Faixa Preferencial na Avenida Afonso Pena, entre Avenida Getúlio Vargas e Praça Milton Campos, no Sentido Centro/Bairro - 550 metros

- Faixa Preferencial na Avenida Afonso Pena, entre Praça Milton Campos e Avenida Bernardo Monteiro, no sentido Bairro/Centro – 750 metros

 

Centro de Todo Mundo

O Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o “Centro de Todo Mundo”, tem por objetivo qualificar a região central da capital aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer, deixando a cidade mais bonita, arborizada e acessível. A programação busca, ainda, melhorar as opções de mobilidade, lazer, cultura, desenvolvimento e segurança na capital. Os investimentos em mobilidade são estimados em R$ 38,7 milhões, incluindo também ajustes semafóricos, tratamentos em rotas de caminhamento de pedestres e novas rotas prioritárias para transporte coletivo.