Pular para o conteúdo principal

Centro de Saúde São Paulo promove dia de cuidados para pessoas diabéticas
Foto: Mara Damasceno/PBH

Centro de Saúde São Paulo promove dia de cuidados para pessoas diabéticas

criado em - atualizado em

Mais de 80 pessoas participaram do circuito de atendimento oferecido pela Prefeitura no Centro de Saúde São Paulo, região Nordeste de Belo Horizonte, no dia 17 de junho. As ações beneficiaram as pessoas diabéticas e as hipertensas assistidas pela unidade de saúde. Com uma programação bem variada, o público teve à sua disposição avaliação de risco cardiovascular, avaliação do pé diabético quanto a neuropatias, aferição de pressão arterial e aula de Lian Gong. Os participantes também receberam orientações sobre alimentação saudável, o uso de medicação e tabagismo.

 

As atividades foram coordenadas por uma equipe do Centro de Saúde São Paulo, composta por fonoaudiólogo, farmacêutico e educador físico, e pelos alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fazem o estágio obrigatório na unidade de saúde.  Para a farmacêutica do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) do Centro de Saúde São Paulo, Eliane da Silva Cruz, o objetivo principal do evento foi sensibilizar a população para a importância do cuidado com a saúde.

 

Para a professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Alexandra Dias Moreira, que também acompanhou todas as atividades, o momento foi muito produtivo e de bastante aprendizado. “O foco de ações dessa natureza é promover a saúde e prevenir doenças, tornando acessível às pessoas orientações que são importantes para o rastreamento e identificação de doenças”, disse Alexandra.

 

Judite Gomes, 73 anos, usuária do Centro de Saúde São Paulo, aproveitou bastante os atendimentos e aprovou a iniciativa. “Hoje eu pesei, medi a minha pressão e aprendi muita coisa nova. Acho muito importante ações desse tipo, pois o que temos de mais precioso é a nossa saúde e precisamos cuidar bem dela”, ressaltou.