Pular para o conteúdo principal

Cerca de dez pessoas sentadas formando uma roda de integrantes do grupo de trabalho e profissionais da saúde
Foto: Sidney Procópio/PBH

Centro de Saúde Dom Bosco cria grupo de trabalho com foco em humanização

criado em - atualizado em
O Centro de Saúde Dom Bosco criou um Grupo de Trabalho voltado para ações em humanização da saúde com o objetivo de criar um ambiente acolhedor para a população e de proporcionar melhor qualidade de trabalho para os colaboradores. O Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), é composto pela gestão da unidade, Diretoria Regional de Saúde Noroeste, Núcleo de Educação Permanente (NEP) e trabalhadores. A proposta é que o GTH possa aprimorar o atendimento aos usuários, monitorar a saúde dos servidores e influenciar a troca construtiva de gestos e ações para melhoria na convivência interna e externa da unidade. 
 
A iniciativa faz parte do projeto Humaniza SUS, da Prefeitura de Belo Horizonte, e aborda temas que foram consolidados a partir das discussões realizadas em oficinas de processo de trabalho. O grupo também aborda assuntos já apontados pela Diretoria Regional de Saúde Noroeste (DRES-NO) com as ouvidorias, como por exemplo, o adoecimento de trabalhadores e indicadores epidemiológicos. Os encontros são realizados uma vez por mês e os funcionários, durante toda a dinâmica, recebem algumas perguntas para responderem em grupo e têm a liberdade para expor suas dúvidas referentes aos assuntos, para o enriquecimento das discussões.
 
De acordo com a gerente do Centro de Saúde Dom Bosco, Mariana Garboci, o principal assunto abordado é a capacidade de criar empatia como forma de estabelecer a tolerância, o respeito, solidariedade entre os colegas de trabalho e consequentemente no atendimento aos usuários. “Além disso, são discutidas as estratégias para o aperfeiçoamento da comunicação e o modo de se ofertar o serviço de forma a reconhecer as falhas e melhorar”, explica Mariana.
 
“Nos pequenos detalhes é possível observar que não estamos mais apáticos. Cuidando das relações internas, inevitavelmente o resultado reflete nos usuários, criando uma teia harmônica", disse Mário Alves de Oliveira, médico da unidade. 
 
O Grupo de Trabalho conta com a participação de todos os funcionários do Centro de Saúde e os resultados já podem ser mensurados diariamente através dos gestos de carinho, reciprocidade e bom convívio interpessoal. A realização das reuniões é previamente informada aos funcionários, usuários e comunidade através de informativos colocados em locais estratégicos, para não interromper o fluxo. Os atendimentos agendados continuam em funcionamento, para não prejudicar a comunidade.
 

Humaniza SUS e Projeto Bem-Vindo! 

O Humaniza SUS é uma política transversal que envolve diferentes ações e instâncias gestoras do SUS, tendo por objetivo principal produzir reflexões e mudanças nas práticas de saúde visando a promoção de saúde e produção de sujeitos. Valoriza a participação de trabalhadores, usuários e setores na construção e consolidação do Sistema Único de Saúde.
 
Em 2018 a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao Projeto Bem-Vindo!, cujo objetivo é melhorar as relações entre os servidores e usuários nas unidades de saúde, por meio da qualificação dos trabalhadores. Composto por um conjunto de ações educativas, o projeto será desenvolvido em toda a rede municipal de saúde, com previsão de conclusão até o fim do ano.
 

CS Dom Bosco - Noroeste