11 December 2020 -

Foto: Ricardo Laf
Centro de Referência da Cultura Popular celebra 6 anos
criado em 11/12/2020 - atualizado em 11/12/2020 | 18:13
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam uma programação especial de seis anos de aniversário do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP), no próximo domingo (13), às 15h. A celebração, que será inteiramente virtual, é formada por edições inéditas de dois projetos tradicionais do equipamento cultural: Sarau da Resistência e Festejos na Lagoa.
Na programação do Sarau, participam convidados especiais como as artistas Nívea Sabino e Eneida Baraúna; já como parte do Festejos da Lagoa, serão apresentadas uma visita virtual guiada pela exposição Maracatu Chico Rei, a cerimônia afro-indígena Pisada de Caboclo e uma performance da Banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. Todas as atividades foram gravadas no espaço seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao contágio pela Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte. A transmissão será realizada por meio do canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura.
Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin celebra a data e a oportunidade de oferecer ao público uma programação inédita do CRCP. “O Centro de Referência é um equipamento cultural de grande importância para a cidade e que integra nossas políticas públicas voltadas para a salvaguarda do patrimônio imaterial de Belo Horizonte. Esse espaço acolhe as diversas manifestações da cultura popular, realizando atividades que promovem o fomento, a discussão e a promoção dos modos de vida desses coletivos.”
No Sarau da Cultura Popular, Eneida Baraúna e Nívea Sabino apresentarão suas produções e de demais artistas da cena da poesia literária belo-horizontina, de forma a ecoar as vozes sempre presentes neste espaço.
O Festejos na Lagoa, evento realizado desde março de 2018, valoriza a tradição, firmando vínculos com grupos e com a comunidade do entorno do Centro de Referência. Na programação, uma visita virtual, guiada pelo curador Marcial Ávila, apresentará a exposição “Maracatu Chico Rei: elo entre o erudito e o popular por meio da música”. Estandartes, figurinos, instrumentos musicais, partituras e outros elementos apresentam ao público o poema sinfônico afro-brasileiro “Maracatu Chico Rei”, composto em 1933 por Francisco Mignone e inspirado na lenda de Chico Rei.
Ainda no Festejos na Lagoa, estarão presentes convidados como Pai Ricardo Moura, que fará a cerimônia da Pisada de Caboclo, celebração afro-indígena; e a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, que performará trechos de músicas do universo da cultura popular.
Notícias Relacionadas
Teatro Raul Belém Machado recebe espetáculo do Palhaço Ritalino
22/09/2023 | 14:42
Teatro Marília recebe peça infantil “Chapeuzinho Vermelho”
22/09/2023 | 14:33