26 November 2018 -
Francisnei dos Santos Ferreira, 39 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em maio deste ano e perdeu os movimentos do braço e da perna esquerda. Ele é de São Paulo e, desde junho, está em Belo Horizonte para fazer o tratamento. Atendido no Centro de Reabilitação de Venda Nova, Francisnei usa uma órtese que, em conjunto com os exercícios de fisioterapia, ajuda a readquirir a autonomia. “Antes eu não conseguia nem levantar o braço e o antebraço. Fiquei surpreso e satisfeito com a evolução que tive durante esses cinco meses. A órtese foi feita na hora, fiquei até impressionado com a forma como eles fazem”, disse.
Enaide Pereira Rosa de Freitas, 75 anos, também está em tratamento no Centro de Reabilitação de Venda Nova. Ela sofreu dois AVCs, o segundo em novembro do ano passado, que a fez perder os movimentos do lado direito e afetou sua fala. Enaide está sempre acompanhada do marido, o aposentado Paulo Alves de Freitas, 70 anos. Ele conta que está muito feliz em ver o progresso da esposa, que antes nem conseguia ficar de pé sozinha. “Já tem oito meses que ela está fazendo o tratamento aqui, e agora já consegue se levantar sozinha, tomar banho, falar algumas coisas e comer sólidos. Foi uma grande evolução”, revela.
Os Centros de Referência em Reabilitação são unidades da Rede Complementar da Prefeitura de Belo Horizonte que oferecem assistência em recuperação de adultos e crianças com deficiência temporária ou permanente que necessitam de tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia e/ou terapia ocupacional. Diariamente, são atendidas cerca de 200 pessoas, encaminhadas pelos hospitais e pelos Núcleos de Apoio a Saúde da Família dos Centros de Saúde de Venda Nova.
Belo Horizonte conta ainda com serviços públicos de reabilitação nas regiões Leste, Centro-Sul, Noroeste e Venda Nova.
Recuperação ou melhoria da capacidade motora
O terapeuta ocupacional Walter Luis Teixeira Alves trabalha há cerca de dois anos no Centro de Reabilitação de Venda Nova. Entre as atribuições de sua especialidade, está dar mais capacidade à pessoa para que ela se torne independente. “Recebemos pessoas com lesões ortopédicas e neurológicas, a maioria causadas por acidentes. Procuramos direcionar a pessoa a desenvolver capacidades e se tornar independente, para que consiga, por exemplo, comer e se vestir com uma mão só”, disse.
Walter trabalha em um espaço que reproduz uma casa, com banheiro, cozinha, entre outros ambientes, onde o paciente é treinado para restabelecer sua autonomia. Ele e os integrantes da equipe desenvolvem adaptações, chamadas de órteses, para que os pacientes consigam alcançar sucesso no tratamento. “Nós criamos adaptações para que os pacientes desenvolvam suas habilidades e criem estratégias para executar as tarefas do dia a dia”, explica.
O Centro de Reabilitação de Venda Nova está localizado na rua Elce Ribeiro s/nº, bairro São João Batista, com entrada também pelo estacionamento da rua Mariana Amélia de Azevedo.