Pular para o conteúdo principal

Rap Horizonte
Divulgação: Sandra Santos

Centro Cultural São Geraldo recebe estreia do Festival Rap Horizonte

criado em - atualizado em

O Centro Cultural São Geraldo recebe neste sábado (6) o Festival Rap Horizonte. A iniciativa pretende contar a história do Hip-Hop da Zona Leste de Belo Horizonte a partir dos anos 1980, por meio de uma exposição itinerante que reúne, ao todo, 50 fotografias e cinco telas grafitadas. A mostra ficará em cartaz no centro cultural durante todo o mês de agosto, de terça à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h. O festival promove, ainda, shows de diversos artistas Mc’s, que farão apresentações no sábado, das 16h e 21h. A programação segue os protocolos de controle da covid-19. Toda a programação é gratuita e o projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Mais informações disponíveis no Portal Belo Horizonte.

 

O Festival Rap Horizonte apresenta a exposição itinerante “30 anos do Hip Hop da Zona Leste de BH” para contar a história do movimento cultural que celebra três décadas. A exposição foi criada a partir das memórias do rapper e produtor cultural Daniel CF, que registra, desde 1988, por meio de fotografias, a história do Hip Hop em Belo Horizonte, com foco na Zona Leste da cidade. Os registros apresentam recortes de momentos históricos do movimento, como palcos, grupos e personalidades marcantes e espaços da cultura na região. Para enriquecer essas memórias, também foram realizadas entrevistas com pessoas referências no segmento, como os rappers Blitz, Castanha MC, Evandro MC e DJ Francis.

 

Além das fotografias, o Festival convidou os grafiteiros Maria Raquel, Rafael Boneco, Wanatta Rodrigues, Binho Barreto e Comum, para pintar telas com o tema da exposição. A escolha considerou artistas que fazem parte da construção do movimento e, consequentemente, possuem propriedade para retratá-la.

 

A exposição fica disponível para visitações no Centro Cultural São Geraldo durante o mês de agosto, prosseguindo para a Casa Hip Hop do Taquaril, em setembro. A mostra encerra no Centro Cultural Jardim Guanabara, em outubro.

 

Para abrir o festival, foram convidados diversos artistas para cantarem essa história. Entre eles, Selecta Joice Rudgirl, D.J Wagner PSM, Bruna Pimenta, Colombiana, Daniel CF, UaiSS, A286 e o grupo Setor, que se apresentam no dia do lançamento da exposição, no sábado, dia 6 de agosto, com shows das 16h às 21h.

 

Clique aqui e confira a programação completa.