7 June 2022 -
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura promovem, no Centro Cultural Bairros das Indústrias, região do Barreiro, a exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”. Desenvolvida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS BH), a mostra apresenta a trajetória da primeira emissora de televisão do Estado, reunindo fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais, em que são retratados o contexto histórico, artístico e de comunicação da TV. A exposição, que ficou em cartaz por mais de dois anos no MIS BH, agora está em itinerância pelos Centros Culturais municipais. No Centro Cultural Bairro das Indústrias (Rua dos Industriários, 289, Indústrias I, Barreiro), a exposição permanece até o dia 23 de julho de 2022, e pode ser visitada de terça a sexta-feira, de 9h às 19h, e aos sábados, de 9h às 17h. A entrada é gratuita.
A mostra apresenta os personagens e personalidades da época da TV Itacolomi por meio de totens em tamanho real retirados de fotografias que remontam à história da TV Itacolomi, com cenas de seus bastidores, estúdios, cenários, gravações de programas, artistas, técnicos, equipamentos e eventos da emissora. Também são exibidas entrevistas com apresentadores, técnicos, diretores e atores da extinta TV, gravadas dentro do projeto de História Oral “40 anos da TV Itacolomi”, em 1995. Este projeto deixou como legado um amplo material de pesquisa sobre a TV, além da compilação de clippings, vinhetas e souvenirs com a marca da Itacolomi. Contribui para enriquecer este cenário a disponibilidade de equipamentos de produção televisiva contemporâneos ao período de atuação da TV Itacolomi em Belo Horizonte, pertencentes ao MIS-BH, que enriquecem a exposição ajudando a contar como se dava o processo de realização audiovisual na TV durante aquele período.
A história da TV Itacolomi é marcada pelo pioneirismo em diversas frentes. Em termos tecnológicos, foi considerada à época de seu surgimento, na década de 1950, uma das emissoras mais modernas da América Latina. Sua cobertura jornalística inovou na maneira de tratar diversos assuntos, da política à cultura, do esporte ao entretenimento, e ainda por criar formatos inovadores, a exemplo da revista eletrônica, realizada por meio do programa “A Noite na Guanabara”. Foi também responsável pelas primeiras transmissões ao vivo de jogos de futebol em Minas Gerais e por introduzir programação no horário da manhã, as demais transmissões no Brasil começavam a operar no período da tarde.
Para a Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaina Melo, a itinerância da mostra pelos Centros Culturais é fruto da popularidade e do sucesso dela no MIS BH. “Enquanto esteve no MIS BH a mostra conectou o público com histórias, personagens e cenários que foram marcantes na história dos mineiros. Nossa ideia com a itinerância é impulsionar o acesso às atividades e ações do MIS BH, além de levar aos Centros Culturais de Belo Horizonte um pouco do universo do patrimônio audiovisual sob a guarda e preservação da Instituição”, completa.
Itinerância pelos Centros Culturais
Sucesso de público no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte – MIS BH, a exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas” está em circulação pelos Centros Culturais da capital. Além do Centro Cultural Bairro das Indústrias, onde encontra-se atualmente, a mostra já foi exibida nos Centros Culturais Venda Nova e Salgado Filho e, ao longo do ano, poderá ser vista em outras unidades como Urucuia e Jardim Guanabara.
“Essa ação acontece numa interlocução entre as políticas públicas de cultura do município, um diálogo que amplia o acesso a um importante acervo da cidade, ao passo que fortalece ainda mais os Centros Culturais como espaços expositivos descentralizados, mostrando a potência destes equipamentos públicos espalhados em distintos territórios da cidade”, afirma Barbara Bof, diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura.
Exposição Virtual
A exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas” também pode ser vista de maneira virtual por meio do Portal Belo Horizonte. De forma interativa, a mostra é apresentada no formato de 360°, através de um sistema de captura de imagens que faz com que o espectador se sinta dentro do Museu da Imagem e do Som – MIS BH. O público tem a oportunidade de assistir aos vídeos presentes na mostra e ver os acervos com legendas que contextualizam cada imagem e peça apresentadas. As visitas virtuais podem ser acessadas de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet – como computadores, celulares e tablets –, 24 horas por dia, todos os dias da semana.