Pular para o conteúdo principal

Funcionária da PBH
Dirceu Lopes/ COP-BH

Central de Regulação do SAMU passa a operar no COP-BH

criado em - atualizado em

A Central de Regulação Unificada do SAMU-BH começou a funcionar no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). A equipe de 24 profissionais entre médicos, enfermeiros e atendentes tem agora uma estrutura mais ampla, além de maior suporte tecnológico, o que vai possibilitar maior rapidez no atendimento ao cidadão.

 

A mudança traz um ganho significativo para a logística do serviço, já que o local reúne 13 instituições onde os esforços são direcionados para fazer de Belo Horizonte uma cidade mais segura para a população. “O nosso tempo de resposta tende a ser otimizado, pois estaremos em contato direto com outros diversos serviços que nos auxiliarão na prestação de socorro, seja desviando o trânsito ou na segurança para acessar o local de um acidente, por exemplo”, destacou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro.

 

A Central de Regulação funciona 24 horas, sete dias por semana e é responsável por direcionar as ações, desde o contato telefônico do usuário, passando pelas orientações médicas, até o envio da ambulância. A equipe também coordena o atendimento de toda a frota e realiza o encaminhamento para os serviços de saúde. No local são gerenciadas as vagas das urgências das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais do município, dando às vítimas das ocorrências a destinação mais assertiva, de acordo com o caso clínico.

 

Atualmente, o SAMU faz a regulação de outros sete municípios. A expectativa é que, com a mudança e os ganhos estruturais e tecnológicos, o serviço passe a atuar em mais cidades da região metropolitana. Cabe ressaltar que a sede do SAMU continua no bairro Coração Eucarístico. No local, permanecerão a parte administrativa, a farmácia, o almoxarifado, a regulação do transporte sanitário, a reposição de insumos e a base para duas ambulâncias.