Pular para o conteúdo principal

Cemitérios municipais terão operação especial para Dia de Finados
Suziane Brugnara/PBH

Cemitérios municipais terão operação especial para Dia de Finados

criado em - atualizado em

Os quatro cemitérios municipais (Saudade, Paz, Bonfim e Consolação) já estão sendo preparados para receber um grande fluxo de pessoas neste sábado (2), Dia de Finados. Para garantir que a população possa homenagear os entes com mais tranquilidade e segurança, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) desenvolveu um planejamento especial para a data, que contará  com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar de Minas Gerais, BHTrans, Fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte e do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH). 


As necrópoles funcionarão das 7h às 17h30 para as visitações. Para facilitar a localização dos jazigos, haverá sinalização interna com faixas indicativas, distribuição de mapas e funcionários disponíveis para orientar os visitantes. Além disso, serão disponibilizados cartazes com QR Code para acesso ao Sistema de Necrópoles do Município (SINEC): ao acessar a plataforma, é necessário incluir o nome completo do falecido na aba de pesquisa. A partir daí, é possível saber a localização exata da quadra e do jazigo. Caso o visitante queira consultar antes de sair de casa, basta acessar o portal da PBH.

Os quatro cemitérios contarão com reforço de funcionários para atendimento ao público, inclusive para esclarecimentos quanto a pendências ou regularização de jazigos. É importante reforçar que, no Dia de Finados, serão fornecidas apenas informações, pois o atendimento administrativo é realizado em dias úteis, das 7h às 17h. 

Homenagens e celebrações durante todo o dia

Os visitantes que desejarem homenagear os entes podem levar flores apenas naturais, acondicionadas em embalagens que não permitam acúmulo de água. Vale lembrar que flores artificiais não são permitidas porque favorecem o acúmulo de água e a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Do lado de fora dos cemitérios, também haverá comerciantes de flores naturais, todos licenciados previamente pela PBH. 

Durante todo o dia, serão realizadas celebrações de diferentes religiões. Serão oferecidos, ainda, serviços de acolhimento aos visitantes, com distribuição de água e medição de pressão, dentre outros, oferecidos pelas funerárias parceiras.

Alterações no trânsito para agilizar os deslocamentos

No Dia de Finados, será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, mas de acordo com a capacidade de lotação. Além disso, a preferência será para os veículos de familiares e amigos que irão acompanhar os sepultamentos agendados para essa data. Ocorrendo a superlotação, haverá a suspensão temporária de entradas até a normalização do fluxo de veículos.

É importante que o público que pretende visitar os cemitérios na data, além de informar-se antecipadamente sobre o trânsito e a devida localização do jazigo, reserve um tempo maior para a visita, visto que se trata de dia atípico e com grande fluxo de pessoas.

Para tentar agilizar os deslocamentos, a BHTrans fará alterações no trânsito de vias próximas aos cemitérios, que estarão devidamente sinalizadas. O visitante também pode se antecipar acompanhando as informações que divulgadas nas redes sociais da BHTrans.

Segurança

Os quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte serão alvo da Operação Finados, neste sábado (2), realizada pela Prefeitura para proporcionar mais segurança e tranquilidade às pessoas que pretendem visitar os jazigos de parentes.  A medida é adotada todos os anos, sendo marcada pela atuação da Guarda Civil Municipal em parceria com a Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS) e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). A operação conta ainda com o apoio do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do videomonitoramento de imagens das mais de 4,5 mil câmeras existentes na capital.

Os visitantes dos cemitérios do Bonfim, da Paz, da Consolação e da Saudade poderão contar com  os agentes da Guarda Municipal, da fiscalização e recorrer à equipe do próprio cemitério, para denunciar a abordagem de “enxadinhas” (pessoas não credenciadas que se oferecem, de forma insistente, para prestar serviços de limpeza e manutenção dos túmulos, executando-os de forma irregular, em desacordo com as normas dos cemitérios, gerando prejuízos estruturais e financeiros para o município) ou de vendedores clandestinos de flores ou qualquer outro produto.

Os guardas municipais irão permanecer em cada um dos quatro cemitérios públicos durante todo período de funcionamento, fazendo o patrulhamento preventivo motorizado, estendendo a ronda também à área do entorno, para combater a atuação de flanelinhas e ainda auxiliar os agentes da BHTrans na fiscalização do trânsito. O objetivo é organizar as filas de veículos que eventualmente se formarem nos horários de pico, controlando a saída e entrada dos carros, evitando congestionamentos tanto na área interna, quando nas vias de acesso mais próximas. 

Os agentes da Guarda Municipal permanecerem atentos também à manutenção da ordem e à preservação do patrimônio público, coibindo depredações, pichações ou qualquer outro tipo de dano aos equipamentos dos cemitérios, como banheiros, bancos, jardins e nas lápides. Já as equipes da Fiscalização atuarão na verificação da documentação de credenciamento dos vendedores de flores e outras mercadorias.

Horários Missas (Pastoral da Criança e Arquidiocese de BH)

Cemitério do Bonfim

* 8h 
* 10h 
* 14h 
* 16h

Cemitério da Paz

* 7h30 
* 9h 
* 11h
* 13h30 
* 15h 
* 16h30

Cemitério da Saudade

* 7h 
* 9h 
* 11h
* 13h 
* 15h 
* 17h

Cemitério da Consolação 

* 8h 
* 10h 
* 15h