Pular para o conteúdo principal

Celebrando os 125 anos de Belo Horizonte, PBH planta 125 novas árvores no Parque
Foto: Divulgação/PBH

Celebrando 125 anos da capital, PBH planta 125 árvores no Parque Vila Pinho

criado em - atualizado em

Dando início às celebrações dos 125 anos de Belo Horizonte, comemorados em 12 de Dezembro, a Prefeitura de Belo Horizonte plantou, no sábado (26), uma nova árvore para cada ano da capital no parque Vila Pinho, na regional Barreiro. 

A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, ONG Contato, Verbo Gentileza e coletivos pró-arborização da capital. Além da ação de plantio, a agenda contou com atividades culturais, como apresentações musicais, roda de samba e a pintura de um mural no parque, desenvolvida pelo artista plástico Leandro Hisne.

As mudas plantadas no espaço são de grande porte, contando, já nesta fase, com mais de 2 metros de altura. Dentre as espécies contempladas estão ipês, palmeiras, jacarandás, pau-brasil, cedros, jequitibás, aroeiras, quaresmeiras e outros exemplares nativos de Mata Atlântica. Os plantios são fruto de compensação ambiental decorrente de intervenção em vegetação para fins de edificações, na qual os empreendimentos ficam responsáveis pela aquisição e implantação das mudas, bem como sua manutenção pelos próximos quatro meses após o plantio. 

Antes das árvores serem plantadas, houve preparação do terreno, com perfuração das covas, roçada para facilitar o acesso aos pontos de plantio, transporte de mudas e adubo orgânico. A iniciativa é de suma importância, uma vez que atua no resgate de serviços ambientais por meio do enriquecimento do nosso bioma, e gera benefícios como a oxigenação do espaço, controle climático, restauração e preservação de recursos hídricos. 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck, a ação valida um compromisso do município de expandir ainda mais o reflorestamento urbano, fazendo-o e forma integrada e em parceria com a comunidade: "Trata-se de mais uma ação que reforça o nosso compromisso de executar o plantio anual de 16 mil árvores na cidade, contribuindo não só para o embelezamento da área, mas também para amenizar o calor, reflexo das questões climáticas, e recuperar cursos d'água. A Secretaria de Meio Ambiente mantém constante diálogo com organizações pró-arborização e entende que a construção coletiva é a forma mais adequada de promover a arborização urbana”, afirma.