Pular para o conteúdo principal

 CEAM Benvinda realiza atendimento individualizado a mulheres vítima de violência
Patricia Nogueira/PBH

CEAM Benvinda realiza atendimento individualizado a mulher vítima de violência

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nos últimos cinco anos, mais de 11 mil atendimentos a mulheres em situação de violência doméstica e familiar no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) - Benvinda. O trabalho é focado no acompanhamento das dessas vítimas considerando a autonomia e contribuindo na construção de estratégias para o rompimento das situações de violência doméstica e familiar. Para acessar o serviço, não é necessário agendamentos, denúncias ou boletim de ocorrência.

 

Diversas estratégias de atendimento são construídas para tornar o serviço mais qualificado. Uma delas é a disponibilidade de uma equipe de atendimento composta por assistentes sociais e psicólogas, com o intuito de gerar mais conforto e acolhimento para as mulheres que buscam o Centro Especializado. A presença da Guarda Municipal também é uma estratégia importante adotada pela PBH, a fim de garantir a segurança da unidade.

 

É por meio do atendimento realizado no CEAM Benvinda que as mulheres podem ser encaminhadas aos serviços da PBH, como o Programa Morada Segura, que prevê que mulheres em situação de violência doméstica e familiar sejam devidamente cadastradas e inseridas como um dos públicos prioritários da Política Municipal de Habitação do município. As usuárias atendidas pelo Benvinda também podem ser contempladas pelo Auxílio Transporte Mulher. O benefício concede gratuidade nas viagens para as beneficiárias entre sua residência e as instituições que compõem a rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar do município, durante o período de acompanhamento.

 

Cuidado ampliado

Além do atendimento às mulheres, o serviço também busca garantir proteção aos filhos das usuárias. Desde novembro de 2023, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher conta com um espaço de atendimento a crianças e adolescentes que acompanham as mães durante o atendimento e o acompanhamento psicossocial. O projeto foi viabilizado por meio de captação de recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Este espaço tem como objetivo contribuir na minimização dos danos derivados da violência doméstica por meio de atividades lúdicas e promovendo um ambiente mais acolhedor.

 

Xica da Silva, cozinheira, teve a possibilidade de construir uma nova trajetória por meio de atendimento no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) - Benvinda. Vítima de violência doméstica no início do ano 2000, Xica atualmente trabalha como ativista pelos direitos das mulheres e é coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Ribeirão das Neves, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ela destaca a importância do atendimento do Centro e como foi fundamental para que ela rompesse o ciclo de violência. “Eu tenho uma gratidão muito grande por esse espaço e por toda a equipe. Quando eu decidi romper o ciclo da violência, o Benvinda foi a minha porta de entrada para buscar apoio e proteção. Hoje, eu atuo e incentivo outras mulheres a buscar a ajuda necessária para superar as marcas da violência,” afirma.

Trabalho em rede

A atuação do CEAM - Benvinda não fica restrita ao atendimento na unidade. A linha de trabalho é pautada de maneira articulada com a Rede Municipal de Serviços de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência de Belo Horizonte (Rede BH). Esta iniciativa integra diversos órgãos e instituições como as Polícias Civil e Militar, a Rede de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres de Minas Gerais, Defensoria Pública, Ministério Público, dentre outros, a fim de garantir o encaminhamento das vítimas aos órgãos competentes, facilitando o fim do ciclo da violência.

Como acessar

O Benvinda funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atende mulheres residentes em Belo Horizonte a partir dos 18 anos. Não é necessário nenhum registro de ocorrência ou processo, o atendimento é sigiloso e não gera denúncias, também não é necessário realizar agendamentos prévios.