Pular para o conteúdo principal

Vão principal da Casa do Baile com fotos de engenhos paraibanos ao fundo e ladrinlhos do mesmo local à frente.
Foto: Cássio Campos

Casa do Baile resgata a história de engenhos paraibanos

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura apresenta até o dia 6 de junho, na Casa do Baile, a exposição “E(m)cantos do Brejo Paraibano: patrimônio, arquitetura e cana de açúcar”, do fotógrafo Maurício Ferreira de Araújo Filho. A exposição explora antigos engenhos de cachaça e cana de açúcar no estado da Paraíba. A entrada é gratuita.

 

As 24 fotografias expostas foram tiradas em sete municípios da microrregião do Brejo do Estado da Paraíba (Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Bananeiras, Borborema, Pilões e Serraria) e exploram a arquitetura e a história dos engenhos de cana de açúcar e cachaça locais. O olhar único de Maurício Ferreira de Araújo Filho privilegia a geometria destacando ladrilhos, fachadas, portões, portas, janelas e seus contornos. O espectador pode observar, então, a riqueza arquitetônica destes ambientes que foram importantes cenários do período colonial brasileiro.

 

Os engenhos ainda preservados, contam capítulos relevantes da história do Brasil. Só no Brejo da Paraíba, até o início do século, havia mais de 200 engenhos espalhados. E o registro do que ainda resta deste passado através das lentes de Maurício Ferreira de Araújo Filho é de extrema importância por destacar sua beleza e riqueza cultural. Especialmente a arquitetura da época da Civilização do Açúcar. As fotos de Maurício são um resgate à memória que é, constantemente, negligenciada.

 

O fotógrafo

Formado em Letras e Arte e mestre em Literatura Comparada pela Universidade da Paraíba, Maurício Ferreira de Araújo Filho aprendeu sozinho os mecanismos manuais de câmera em 2008. Profissionalizou-se em 2014 e, desde então, voltou-se para fotografia de arquitetura, difundindo a importância de se preservar o patrimônio histórico e cultural. Suas fotos já estamparam as capas da coletânea Arte de Ver, Fazer e Escrever Histórias II – Literatura, História e Sensibilidade.