Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Belo Horizonte 2023: é de todo mundo e está em todo canto da cidade
Foto: Leo Lara

Carnaval de Belo Horizonte 2023: é de todo mundo e está em todo canto da cidade

criado em - atualizado em

As cores e a alegria da folia já estão presentes na capital mineira desde 4 de fevereiro. Mas um fator que vem se tornando um diferencial da festa na cidade é a descentralização do Carnaval de Belo Horizonte em 2023. A região Centro-Sul ainda é a que recebe o maior número de cortejos, porém, mais de 60% dos desfiles de blocos de rua acontecem em outras regiões da cidade. Confira a programação completa, com a possibilidade de consulta por bairro, no Portal Belo Horizonte

 

Fora das imediações da regional Centro-Sul, quase 300 blocos já estão realizando seus cortejos  pela cidade. As regiões Leste, Noroeste, Nordeste e Pampulha são as que receberão mais foliões. Vale ressaltar que todos os blocos oficiais têm o apoio dos órgãos municipais, responsáveis pelo trânsito, segurança e limpeza, incluindo banheiros químicos e saúde, entre outros serviços, em um trabalho integrado que a Prefeitura de Belo Horizonte está realizando desde agosto do ano passado. 

 

“É com muita satisfação que vemos o Carnaval de Belo Horizonte de volta às ruas e com uma programação descentralizada, diversa e plural. A Prefeitura de Belo Horizonte está trabalhando de maneira integrada para que a população e turistas possam curtir a folia com segurança e fácil acesso para todas as regionais da cidade. E neste feriado de carnaval teremos quase 300 blocos nas ruas, com programação para todos os gostos e descentralizada, expandindo a nossa folia para todos os cantos da capital", afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Para além dos grandes blocos que desfilam na região Centro-Sul, como o Baianas Ozadas e o Chama Síndico, o Carnaval de Belo Horizonte vem recebendo cada vez mais cortejos em outras partes da cidade. A  regional Leste, por exemplo, concentra quase 17% dos desfiles, com destaque para o Bloco Como Te Lhamas, que abriu a folia belo-horizontina com muita música latina e cumbia pelas ruas do bairro Pompéia no dia 4. Ainda na região, o Bloco Volta, Belchior irá homenagear o cantor da música popular brasileira no dia 19. 

 

Na regional Noroeste os destaques ficam por conta dos blocos Beagá e Magnólia que desfilam, respectivamente, nos dias 18 e 21 de fevereiro. Lembrando que no último dia 5, a Babadan Banda de Rua se apresentou na região e levou ao público presente muita música pautada em tradições mineiras como o Congado e o Candomblé.  Na regional Nordeste, o Bloco Sai Pra Lá Capeta se apresentou na Praça México, no bairro Concórdia, e fez a tradicional valorização da música brasileira por meio dos tambores do grupo. Nos próximos dias, a região recebe os blocos Bacana Demais, Carnalu, Mais Feliz que Pinto no lixo, entre outros. 

 

A região Oeste se destaca por grupos que homenagearam artistas consagrados como os blocos Backstreet Bloco, que fará outro desfile no dia 19 de fevereiro, e Bethânia Custosa, que realizaram seus cortejos no dia 12.  A região recebe mais apresentações dos grupos carnavalescos nos próximos dias, entre eles o Bloco Estrela, Bloquinho, Unidos de São Vicente e Bloco da Madrugada. Na Pampulha, aconteceu nessa quinta-feira (16) o Arrastão do Hott. O tradicional Bloco Baianeiros se apresenta no domingo de carnaval (19), percorrendo as ruas do bairro Castelo. A região recebe também o Zeca Pet, bloco que tem o objetivo de reunir animais e pessoas, em momentos de descontração e segurança, sem fogos de artifício e barulhos altos. 

 

Na região Norte os destaques para os próximos dias ficam por conta dos blocos Sucatas, Os Bateras, Criança Fantástica, Segue o Baile e Rasta, entre outros. Venda Nova também tem carnaval. A região, que já teve a apresentação do Bloco Passistas Show no último dia 5, recebe na sequência da folia os blocos Vejo Flores em Você e Anjos do Céu, Puxadinho Rock Bar. No Barreiro os blocos Bloquinho dos Praianos, Jamaicano e Esperando o Metrô desfilam no feriado de carnaval. 

 

 

Carnaval 2023

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

 

O Carnaval de Belo Horizonte 2023 tem o patrocínio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Rede de Supermercados BH. A folia conta ainda com a parceria das cervejarias 040, Verace, Laut Beer e Albanos; da bebida destilada Gingibre; do hotel Ouro Minas; da plataforma digital Sympla; da empresa de cosméticos O Boticário e da marca de produtos de limpeza Limpão Mercados.