3 August 2022 -

Rodrigo Clemente/PBH
Canal da PBH recebe sugestões de empreendedores para desburocratizar serviços
criado em 03/08/2022 - atualizado em 16/08/2022 | 10:59
Empreende ou deseja fazer negócios em Belo Horizonte e identificou exigências desnecessárias de cópias, autenticações, carimbos, certidões ou vários protocolos para conseguir uma autorização municipal? A Prefeitura quer ouvi-lo para melhorar processos e facilitar sua experiência. Para isso, disponibilizou o serviço on-line Simplifique - Sugestões de Simplificação de Serviços e Procedimentos para que você envie sugestões.
O registro pode ser aberto de maneira identificada ou anônima por qualquer cidadão interessado em contribuir com o ecossistema de negócios da cidade. Basta preencher os campos indicados e seguir as orientações. A demanda será analisada pela Ouvidoria e direcionada ao órgão responsável pelo serviço. O prazo para uma resposta é de até 60 dias.
O secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos, explica que esse é mais um esforço da administração municipal para avançar e melhorar o ambiente de negócios na capital. “Nossas ações são revistas e aperfeiçoadas de maneira contínua, sempre a partir da ótica do empreendedor. Neste trabalho, revemos legislações, sistemas e processos internos”, disse.
Todos os serviços e ações direcionados a empresários e microempreendedores podem ser consultados nesta página exclusiva.
Avanços nos últimos anos
Muitos serviços deixaram de ter suas solicitações realizadas presencialmente mediante apresentação de formulários e documentos físicos e passaram a ser realizados de forma digital, tais como licenciamento de obras em logradouro público, recurso e retificação de documentos de obras complementares (licença e certidão de demolição, licenças de tapume, de barracão de obra suspenso, de muro de arrimo e de reforma, bem como cadastro de veículo, autorização de tráfego e licença de movimentação de terra, entulho e material orgânico), solicitação de feiras, solicitações relacionadas a engenho de publicidade, caçambas, atividades em logradouro (banca de jornais e revistas, de comércio de alimento em veículo automotor (lanche rápido), de comércio de alimento em veículo de tração humana (ambulante), de comércio por pessoa com deficiência, de engraxate e de lavador de veículo automotor.
Veja aqui o que BH fez nos últimos anos para melhorar a vida do empreendedor.
Reconhecimento
Belo Horizonte se tornou um dos melhores municípios do país para se empreender e uma das grandes capitais brasileiras com o menor tempo para se abrir uma empresa: 18 horas, em média (janeiro a julho de 2022). Esse dado, extraído da base de solicitações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), disponível no site do Governo Federal, aponta ainda que Belo Horizonte está melhor que as médias nacional (1 dia e 18horas) e do Estado de MG (1 dia e 8 horas).
De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras - ICE 2022, a capital está entre as cinco melhores cidades para se empreender no Brasil. O Índice é resultado de parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Endeavor (rede formada por empreendedoras e empreendedores à frente das empresas que mais crescem no mundo).
Em 2021, Belo Horizonte já tinha sido apontada pelo Banco Mundial, no estudo Doing Business Subnacional Brasil como a melhor capital do país no quesito tempo para se abrir uma empresa e na facilidade de registrar o Microempreendedor Individual (MEI), possuindo o menor número de procedimentos.
A cidade também obteve a melhor nota no Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2021 do país, de acordo com um estudo do Governo Federal.
Notícias Relacionadas
Prodabel presente no Smart City Business Brazil Congress
26/05/2023 | 09:41
Prefeitura participa de fórum da Anbiotec, em São Paulo
25/05/2023 | 16:48
Prodabel publica edital de Chamamento Público para empresas de serviços
25/05/2023 | 14:24