Pular para o conteúdo principal

Imagem de enfermeira vacinando um paciente no Centro de Saúde
Foto: Rodrigo Clemente

Campanhas de vacinação são prorrogadas até dezembro

criado em - atualizado em

As campanhas de vacinação contra pólio, sarampo e de multivacinação foram prorrogadas até 4 de dezembro. A aplicação é realizada de segunda a sexta-feira nos Centros de Saúde do município. Todas as unidades estão abertas e preparadas para atender a população de forma segura. Os espaços de vacinação têm entradas separadas dos demais serviços; e os profissionais atendem somente na imunização. A Prefeitura capacitou e orientou os profissionais quanto à proteção e cuidados contra o novo Coronavírus.  

 

Dados até 24 de novembro mostram que pouco mais de 64 mil crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas contra a pólio, o que representa 58% do público-alvo. Já em relação ao sarampo, foram vacinadas mais de 134 mil pessoas, com idade entre 20 e 49 anos, o que corresponde a 11% do público-alvo.

 

O objetivo ao estender o prazo para a imunização é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. As vacinas disponíveis são: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Hepatite A, Hepatite B, Meningo C, Meningo ACWY, Pneumo 10, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Varicela, Febre Amarela, HPV, Dupla Adulto e Tríplice Bacteriana tipo Adulto. Essas vacinas são aplicadas conforme a necessidade individual de imunização constatada.

 

As campanhas nacionais terminaram no último dia 20, ficando a cargo dos estados e municípios a decisão de permanecer com a vacinação. “Com o intuito de mobilizar a população para melhorar os índices de cobertura, Belo Horizonte definiu por prorrogar a campanha neste ano até dezembro”, afirmou o subsecretário de promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta.    

 

Para entrada nos Centros de Saúde é obrigatório o uso de máscaras, exceto em crianças de até dois anos. É fundamental que os responsáveis levem a caderneta ou cartão de vacinação para conferência das doses aplicadas e uma melhor avaliação das vacinas e doses pendentes.


Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser acessados no portal da Prefeitura.