27 November 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte com o apoio do Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL), realiza até neste sábado (2) campanha educativa junto aos comerciantes e moradores da Savassi. O objetivo principal é orientar sobre o horário correto de expor o lixo para a coleta domiciliar, sempre de 19h às 20h, já que o serviço é oferecido à noite na região. Também serão repassadas informações sobre como acondicionar o lixo e esclarecimentos sobre como os grandes geradores de resíduos devem proceder. A ação é organizada pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e Subsecretaria Municipal de Fiscalização.
De acordo com a chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Kryscia Palhares Napoli Affonso, a exposição do lixo antes do horário correto causa transtornos para a região. “Além do impacto visual muito negativo, o acúmulo de sacos de lixo obstrui a calçada, atrai cães e gatos que rasgam as embalagens e espalham o lixo, e insetos e roedores, que podem transmitir doenças. Também há a questão do mau cheiro, enfim, toda uma poluição que poderia ser evitada se o horário correto de exposição dos resíduos fosse observado”, aponta. Ela também chama a atenção para o risco de entupimento das redes de drenagem, sobretudo em épocas de chuvas, o que acaba resultando em alagamentos.
A campanha vai dar uma atenção especial aos grandes geradores de resíduos. Na Savassi, a maioria são restaurantes. São considerados grandes geradores os estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços ou imóveis não residenciais que geram resíduos sólidos com característica de resíduos domiciliares, em uma quantidade superior a 120 litros, por dia de coleta. Os que se enquadram nessa categoria são responsáveis pela coleta, transporte, tratamento e a destinação final ambientalmente adequada desses resíduos. Eles devem contratar uma empresa devidamente licenciada para prestar esses serviços ou pagar à SLU por esse serviço extraordinário, de acordo com a tabela de preços públicos.
“A equipe de Mobilização Social da SLU vai explicar para os grandes geradores que, caso o serviço seja feito pela SLU, o recolhimento dos resíduos ocorrerá nos dias, horários e locais da coleta domiciliar da Prefeitura. Sendo assim, o gerador precisa seguir rigorosamente as regras de descarte e exposição dos resíduos”, afirma Kryscia Palhares. De acordo com ela, a campanha é uma oportunidade também de deixar clara a intenção da Prefeitura de incentivar a redução na geração e na quantidade de resíduos destinados à aterragem, além de estimular a reutilização, o reaproveitamento e a reciclagem.
Os comerciantes também vão receber durante a campanha dicas sobre como gerar menos resíduos e cuidados no acondicionamento e armazenamento destes. Confira algumas dicas que serão repassadas:
- Pesquise o que pode e o que não pode ser destinado à coleta seletiva acessando pbh.gov.br/coletaseletiva.
- Busque formas de participar da coleta seletiva.
- Entre em contato com as cooperativas de catadores de materiais recicláveis para verificar a possibilidade de encaminhamento dos recicláveis para essas associações.
- Evite o desperdício, repense seus processos e seu consumo e gere menos resíduos.
- Reutilize ou reaproveite parte dos resíduos, em vez de descartá-los.
- Embale corretamente os resíduos em sacos plásticos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e se espalhem pelas vias da cidade. Se mal-acondicionados, além de exalar mau cheiro, atraem animais e insetos vetores de doenças.
- Acondicione adequadamente também os resíduos a serem reciclados para evitar que se tornem fontes de doenças e que causem acidentes.
- Proteja o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas, espetos) . Não use papelão ou jornal, pois ele pode se molhar e romper. Pressione para dentro as tampas de latas. Assim o gari não vai se ferir.
- Obedeça criteriosamente aos dias, horários e locais de coleta da SLU mesmo que contrate o serviço extraordinário de recolhimento da PBH.