Pular para o conteúdo principal

Servidora da Prefeitura de Belo Horizonte com camisa e balões vermelhos

Campanha em favor de doação de sangue vai mobilizar servidores municipais

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está promovendo, junto aos servidores municipais, uma campanha de sensibilização e promoção da doação de sangue. As primeiras ações foram realizadas na segunda e na quarta-feira, dias 22 e 24/10, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, respectivamente, com o registro de 161 cadastros na plataforma #partiudoarsangue. Foram 105 cadastros na Secretaria de Esportes e 65 na Secretaria de Planejamento.
 

Até o momento, a idade dos participantes variou entre 19 e 87 anos. Na ação #umminutoporumadoação, os servidores têm a oportunidade de pedalar em um cicloergômetro estacionário por um minuto, com foto “selfie” ao final. Até a última ação, foram pedalados 107 minutos.
 

Outra dinâmica divertida que mobilizou os servidores foi uma avaliação de força (dinamômetro), com orientações sobre a prática de atividade e painel mostrando os resultados de todas as unidades. Essas atividades também serão realizadas nos demais órgãos da PBH que irão participar.

 

A campanha

Todos os participantes concorrem, por meio de sorteio, a uma camisa da campanha, que busca sensibilizar os servidores sobre a necessidade de aumentar o número de doadores frequentes no Município e informar sobre a doação de sangue, procedimentos, orientações, condições, restrições, diminuindo o preconceito e a desinformação.
 

Além disso, outros objetivos são realizar o cadastramento online de doadores potenciais e promover a campanha #pratiquedoarsangue, que associa a prática de esportes à doação, estimulando adultos jovens com hábitos saudáveis a se tornarem doadores de sangue e medula, entre outros.
 

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, por meio do Programa Movimenta PBH, na elaboração, mobilização e apoio logístico. A atividade também conta com o apoio dos órgãos municipais que recebem as intervenções e com parceiros externos, como a campanha Pratique Doar Sangue, a plataforma Partiu Doar Sangue e centros de hemoterapia.
 

A campanha tem sequência nas próximas segunda e quarta-feira, dias 29 e 31/10, junto aos servidores da BHTrans e da Guarda Municipal de Belo Horizonte. O encerramento será no dia 10/11, com uma ação no Parque Municipal. Confira o cronograma:

 

BHTrans: 29/10 - 13h30 às 15h30

Guarda Municipal BH: 31/10 - 12h às 14h30

Secretaria Municipal de Fazenda: 5/11 - 11h30 às 13h30

Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova: 7/11 - 11h30 às 13h30