Pular para o conteúdo principal

Enfermeira aplicando vacina em paciente
Foto: Adão de Souza

Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira, dia 10

criado em - atualizado em

Começa nesta segunda-feira, dia 10, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo para crianças e jovens entre 5 e 19 anos que não foram vacinados ou não tomaram todas as doses da vacina. A campanha vai até 13 de março, em todos os 152 centros de saúde de Belo Horizonte.

 

A expectativa é vacinar cerca de 180 mil pessoas e aumentar a cobertura vacinal na cidade. Atualmente, a faixa etária com menor índice de vacinação da segunda dose é de adolescentes com 15 e 16 anos (29,8% de proteção), seguida por aqueles com 13 e 14 anos (57%), e jovens entre 17 e 19 anos (67%).

 

Neste ano, nenhum caso da doença foi confirmado em Belo Horizonte. Em 2019, foram confirmados 52 casos, sendo 15 importados e 37 autóctones. Todos os pacientes evoluíram bem e sem complicações.

 

É importante lembrar que o Ministério da Saúde manteve o alerta para a circulação ativa do vírus no país e por ser uma doença de alta transmissão, é necessária uma cobertura vacinal elevada – cerca de 95% – para que a circulação seja interrompida.