Pular para o conteúdo principal

Cão do pelo preto é vacinado por servidora da saúde

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal é prorrogada

criado em - atualizado em

 

Cães e gatos que ainda não foram vacinados podem receber a prevenção contra a raiva até a próxima quarta-feira, dia 3. São 106 postos de vacinação nas nove regionais que vão atender das 8 às 17 horas.
 

A vacina contra a raiva deve ser aplicada a partir de três meses de idade, gestantes ou não, devem ser vacinados anualmente. Trata-se de uma doença altamente letal.
 

Embora a doença não seja registrada em humanos desde 1984 e em cães desde 1989, o vírus da raiva permanece em circulação no município. Em 2018, já foram capturados nove morcegos positivos para raiva em sete das nove regionais e o objetivo da campanha é manter o controle da raiva em Belo Horizonte.
 

De acordo com o censo animal realizado pela PBH em 2017, existem 404.784 animais domiciliados na capital, sendo 307.959 cães e 96.825 gatos. No último sábado, foram vacinados cerca de 235 mil animais. Para atingir a meta do Ministério da Saúde de 80% de cobertura, Belo Horizonte terá que imunizar cerca de 245 mil animais.

É recomendável levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.
 

No caso de qualquer intercorrência, a SMSA oferece um serviço de apoio para avaliação, acompanhamento e suporte para estes animais. Basta levar o animal à unidade onde foi vacinado ou à Gerência de Controle de Zoonoses de sua regional.

Acesse os endereços dos postos de vacinação.