9 July 2019 -
Com a aproximação das férias, novas atividades preventivas contra o uso de linhas cortantes serão promovidas pela Prefeitura nesta quarta-feira, dia 10 de julho, a partir das 8h30, na Escola Municipal Hilda Rabello Matta, no bairro Heliópolis, região Norte. No local, agentes da Patrulha Escolar da Guarda Municipal farão exposição de rolos de linha chilena e de linhas com cerol apreendidos durante rondas preventivas nas ruas.
A iniciativa faz parte da Campanha Cerol Mata! que, desde 2017, é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. A legislação proíbe o uso de linhas com cerol e linha chilena para empinar papagaios, ficando o responsável sujeito ao pagamento de multas que variam de R$ 100 a R$ 1.500 ou punição, nos casos em que causar vítimas de ferimentos ou de morte.
A proximidade da Escola Hilda Rabello Matta com o cruzamento entre as avenidas Cristiano Machado com Waldomiro Lobo, onde a incidência de uso das linhas cortantes é alta, tornando iminente o risco de acidentes com motociclistas, foi o que motivou a escolha do local pela Guarda Municipal para a conscientização dos alunos.
Na quinta-feira, dia 11, a campanha será levada a uma escola do bairro Ribeiro de Abreu, onde o foco de atenção é a Via 240. Já na sexta-feira, dia 12, o encerramento do semestre escolar será marcado pelo “Dia de Brincar”, quando estudantes serão levados ao Parque das Mangabeiras para empinar pipas sem uso de linhas cortantes, longe da rede elétrica e construídas com material que não polui o meio ambiente.
Outras ações de conscientização
Na manhã de terça-feira, dia 9, agentes levaram à Escola Municipal Josefina Souza Lima, no bairro Heliópolis, uma série de atividades para a conscientizar os alunos sobre os riscos do uso de linhas cortantes para empinar pipas. Durante a atividade, os guardas municipais fizeram demonstrações do potencial cortante dessas linhas em garrafas pet e em legumes, sensibilizando os alunos e esclarecendo dúvidas sobre o assunto.