Pular para o conteúdo principal

Aluno de escola municipal dá panfleto informativo a moradora de bairro, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Caminhada contra a dengue mobiliza comunidade do bairro Confisco, na Pampulha

criado em - atualizado em

Com apitos, cartazes e gritos de “fora dengue!”, um grupo de cerca de 100 pessoas, formado por estudantes da Escola Municipal Anne Frank e trabalhadores do Centro de Saúde Confisco, participaram da caminhada “Todos contra a Dengue”, realizada na quarta-feira, dia 29 de maio, percorrendo o entorno do Parque Confisco, da escola e do centro de saúde.

 

O objetivo da ação foi incentivar a comunidade para unir esforços no combate à proliferação do Aedes aegypti na região e conscientizar sobre a importância do envolvimento de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Enquanto percorriam as ruas do bairro, as crianças entregaram panfletos, incentivando as pessoas a adotarem as medidas corretas no combate ao mosquito.

 

Ao longo do ano escolar, as crianças participam de diversas atividades que trabalham as questões de promoção da saúde e o tema da dengue tem sido tratado de forma especial. Segundo a professora Cláudia Lara Neto, do 5º ano, o envolvimento dos estudantes na campanha é fundamental porque eles se tornam mobilizadores junto às suas famílias.

 

“O tema foi bastante trabalhado em sala de aula e alguns alunos até trouxeram de casa os cartazes e as alegorias prontos. Logo na primeira semana em que o tema foi trabalhado, tivemos estudantes que juntaram os familiares para fazerem a limpeza de seus quintais”, relatou.

 

A ação foi uma parceria da Prefeitura, por meio do Centro de Saúde Confisco e da Escola Municipal Anne Frank, com a Rede Confisco pela Paz e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar de Minas Gerais.