26 November 2021 -
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, apresentam a atividade cultural virtual " Casa Dançante", com o Camaleão Grupo de Dança. A ação é uma iniciativa da Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, que integra a programação do Pampulha Território Museus, com o objetivo de explorar o ambiente museológico via manifestação artística da dança. O vídeo da atividade estará disponível para visualização no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br, a partir das 10h da manhã do próximo dia 29, em comemoração ao aniversário da Casa.
A iniciativa trabalha com a percepção sensorial do corpo em movimento, interagindo com a arquitetura e os elementos físicos e paisagísticos do espaço, na busca de experimentar novas sensações estéticas não tradicionais em ambientes museais. O Camaleão Grupo de Dança tem 32 anos de história e é um patrimônio cultural de Minas Gerais. A Companhia tem em seu repertório 15 montagens assinadas por 13 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Omar Carrum, Vladimir Rodriguez, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Carlota Portela e Tuca Pinheiro.
A Casa do Baile
A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design integra o Conjunto Moderno da Pampulha, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer na década de 1940. A função original do espaço era ser um pequeno restaurante dançante, de uso mais popular. A fim de garantir sua preservação e requalificar seu uso, desde 2002 funciona como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A Casa do Baile produz e abriga exposições, publicações, mostras, seminários, encontros e ações educativas relacionados aos temas de sua vocação museal.