Pular para o conteúdo principal

Cartaz do Bolsa Pampulha
Foto: Arte/Divulgação

Bolsa Pampulha divulga lista dos candidatos selecionados para 8ª edição

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Viaduto das Artes, divulga a lista com os candidatos selecionados para participar da 8ª edição do Bolsa Pampulha, programa de residências artísticas do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Dezesseis propostas foram selecionadas, envolvendo as áreas de artes visuais, design, arquitetura e arte-educação. A relação completa pode ser consultada no site


Com curadoria de Raphael Fonseca e Amanda Carneiro, as residências artísticas começam no próximo dia 21 e se estendem ao longo de seis meses. No período, os bolsistas participam de atividades no ateliê coletivo, instalado no Viaduto das Artes, no Barreiro. Outras ações serão realizadas em diversos endereços, com debates, oficinas e palestras - todas abertas ao público em geral, de forma presencial ou virtual.

Uma mostra de encerramento e publicação de catálogo, ambos com as obras dos bolsistas contemplados, finalizam as atividades. Todas essas ações estão adequadas aos protocolos sanitários vigentes de combate e prevenção ao contágio pela Covid-19. Cada uma das 16 bolsas, sejam elas individuais ou coletivas, tem o valor mensal de R$ 2 mil. Ao final do período de residência, uma verba de R$ 5 mil também será disponibilizada para cada bolsista, destinada às despesas com a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos ao longo do processo.

Inovações

A edição atual do Bolsa Pampulha apresenta algumas inovações. Foram aceitas propostas de residentes em Belo Horizonte ou na região metropolitana da capital mineira, de forma a apoiar o setor cultural da região, fortemente impactado pela pandemia de Covid-19. Os segmentos de arquitetura, design e arte-educação foram contemplados, juntando-se ao de artes visuais. A ampliação no número de bolsas, de 10 para 16, também é mais uma novidade. 

Sobre o Bolsa Pampulha

O Bolsa Pampulha é um programa consolidado de artes visuais e se apresenta como uma das primeiras residências artísticas do Brasil. Sua origem remonta ao Salão Nacional de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte, realizado desde 1937. A partir de 2003, passa por uma reformulação e ganha o formato atual, de modo a evidenciar e dialogar com as oportunidades da arte e da cultura contemporânea. 

Uma das principais iniciativas do Museu de Arte da Pampulha (MAP), que é gerido pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, o programa reforça o museu como espaço de formação, pesquisa e experimentação nos campos da arte e da cultura junto à comunidade artística local e nacional, algo testemunhado ao longo de suas edições anteriores. 

Enquanto política pública de cultura, o Bolsa Pampulha confere visibilidade à trajetória de relevantes nomes das artes visuais brasileiras que passaram pelas residências do programa, como Cinthia Marcelle, Paulo Nazareth, Marilá Dardot, Desali, Janaína Wagner, Rafael RG, Marcellvs L, entre outros.