Pular para o conteúdo principal

Blocos de carnaval participam de encontro sobre prevenção e promoção à saúde
Foto: Nereu Júnior

Blocos de carnaval participam de encontro sobre prevenção e promoção à saúde

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Belotur, promove nesta quinta-feira (26), das 18h30 às 20h, um encontro on-line com os representantes dos blocos de carnaval para discutir as campanhas de prevenção e promoção dos serviços de saúde ofertados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Na reunião também será apresentada a ação “Bloco da Prevenção”, voltada para a distribuição gratuita de preservativos internos e externos nos ensaios e desfiles dos blocos. Para participar, basta o representante do bloco acessar o link.

As ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o período de carnaval são fundamentais para a redução dos índices de infecção por HIV, Sífilis, Hepatites Virais e outros patógenos adquiridos por contato sexual. Com a iniciativa “Bloco da Prevenção”, a coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais disponibilizará para os grupos interessados preservativos e informações sobre acesso à rede de saúde sexual. 

Os blocos ficarão responsáveis pela retirada e distribuição dos preservativos durante os seus ensaios e cortejos. Cada um poderá receber até 3.600 preservativos externos e 2.000 preservativos internos, totalizando 5.600 unidades.  Pedidos de valores maiores e reposições serão avaliados separadamente. 

As solicitações devem ser feitas por meio de formulário on-line. O preenchimento precisa ser realizado pelo menos 3 dias antes da data de retirada dos preservativos. Os blocos receberão um e-mail de confirmação com as informações de recebimento. 

Caso o bloco não distribua todos os preservativos durante o período de carnaval, ele pode mantê-los e distribuí-los posteriormente, ou devolvê-los para a Secretaria Municipal de Saúde. 

"O encontro com os representantes dos blocos de carnaval é extremamente importante porque soma a todas as ações de prevenção desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Com essa reunião, ampliamos as possibilidades de prevenção para além das atividades desenvolvidas pelas equipes da secretaria, e também construímos a parceria com os grandes agentes da festa: os foliões e os blocos do carnaval", explica Cristiane Hernandes da Silva, coordenadora da Coordenação de Saúde Sexual e Atenção às IST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde.

Carnaval 2023

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, o festejo teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.


Serviço: 

Reunião com representantes de blocos sobre prevenção e promoção da saúde

Data: 26/01

Horário: das 18h30 às 20h

On-line pelo link: meet.google.com/few-ivnd-vey