Pular para o conteúdo principal

Blitz da Guarda Municipal orienta motoristas sobre proteção ao pedestre
Divulgação/ GCMBH

Blitz da Guarda Municipal orienta motoristas sobre proteção ao pedestre

criado em - atualizado em


A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) realizará uma blitz educativa, nesta segunda-feira (22), nas ruas do Centro, com foco na proteção ao pedestre. A iniciativa faz parte de uma série de eventos que serão realizados ao longo da semana para destacar o aniversário de 19 Anos da Guarda Municipal, comemorado na próxima quinta-feira (25). 

Coordenada pela Inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal, a blitz contará com apoio da BHTrans e de empresas parceiras, e acontecerá na Praça da Estação. As ações ocorrerão em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. Os motoristas serão abordados e receberão panfletos educativos. O objetivo é sensibilizar os condutores para a importância do respeito às leis de trânsito e informar também os pedestres sobre seus direitos e deveres ao transitar nas vias. 

Conforme dados da BHTrans, no ano de 2020 a capital registrou um total de 153 mortes e de 1.171 pessoas feridas gravemente em acidentes de trânsito. O atropelamento é o acidente mais significativo, principalmente com o público da terceira idade. “Nossa proposta é alertar os motoristas sobre a necessidade de redobrar os cuidados em cruzamentos e nas vias de áreas muito movimentadas, como as que estão localizadas próximo a escolas ou parques. E conscientizar também os pedestres sobre o seu papel, com dicas de segurança. Se cada um fizer a sua parte no trânsito, certamente teremos vidas preservadas”, destaca a subinspetor João Marinho, coordenador da Inspetoria de Trânsito da Guarda da Municipal.