Pular para o conteúdo principal

Palestra com os estudantes
Divulgação/SMMA

Biofábrica de Joaninhas leva conhecimento às aulas de escola da capital

criado em - atualizado em

Os estudantes do 7º ano da Escola Municipal Tristão da Cunha, conheceram, na tarde desta segunda-feira (8), o projeto da Biofábrica de Joaninhas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os estudantes puderam aprender um pouco mais sobre o equilíbrio ecológico alcançado com a ajuda desses insetos, em palestra do diretor de Gestão Ambiental da pasta, Dany Amaral.

 

A pauta vem sendo discutida em sala durante as aulas de ciências, quando os alunos aprendem sobre a estrutura dos animais invertebrados e suas formas de alimentação, reprodução e sobrevivência. As joaninhas e crisopídeos são insetos que podem combater, de forma natural, populações de organismos indesejáveis em hortas, jardins, pomares e arborizações. Quando colocados nesses espaços, os insetos contribuem para o equilíbrio ambiental, o desenvolvimento sustentável e a redução no consumo de agrotóxicos ou pesticidas nas plantações.

 

Ao final  da palestra, os alunos puderam tirar dúvidas e ver de perto amostras de joaninhas produzidas na biofábrica. O próximo passo será conhecer de perto a Biofábrica, que ocorrerá nesta sexta-feira (12). Quem conta é a professora de ciências da rede municipal de ensino, Daniela Nádia de Freitas. “Nós agendamos uma visita à Biofábrica para que os alunos vejam, fora de sala de aula, como se desenvolve na prática o que eles estão aprendendo. Quando começamos a estudar os invertebrados, quase nenhum aluno da classe conhecia o papel das joaninhas e crisopídeos enquanto controle biológico. Desta forma, associamos o conteúdo à iniciativa da PBH, mostrando também como ele pode ser aplicado no cultivo das plantações”, destaca.

 

De acordo com o diretor de gestão ambiental da SMMA, Dany Amaral, a visita à Casa Amarela promove um intercâmbio de ações, uma vez que as atividades desenvolvidas entregam um panorama de possibilidades para o aprofundamento de estudos. "Trazer para as escolas esse assunto é importante para que as turmas conheçam os benefícios gerados por esses insetos e como isso é possível. Esta é uma estratégia que traz muitos resultados positivos, sobretudo para os que queiram reproduzir, em suas casas, técnicas de manejo ecológico de insetos”, afirma.