18 July 2025 -
Para promover melhorias na infraestrutura e no acervo das bibliotecas escolares, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Gerência de Bibliotecas, investe na ampliação dos espaços, na aquisição de novos mobiliários, na capacitação da equipe técnica e na implementação de tecnologias. As bibliotecas estão sendo cuidadosamente planejadas para estimular a criatividade das crianças e incentivar a leitura.
A gestão escolar de cada unidade desempenha papel fundamental nas melhorias, com autonomia para ampliar os espaços escolares. Um destaque desse processo é a automatização das bibliotecas, que está sendo implantada gradualmente em todas as escolas municipais. O sistema virtual permite gerenciar os acervos literários de forma eficiente para otimizar os serviços de empréstimo e devolução de livros. Com softwares de gestão bibliográfica, o rastreamento dos exemplares torna-se ágil, pois há a catalogação e o controle das obras.
Para os estudantes, essa inovação facilita o acesso a livros disponíveis em outras unidades, ampliando as oportunidades de leitura. Atualmente, cerca de 45% das escolas estão em processo de automatização, com 497.347 títulos e 799.675 exemplares no Pergamum, um sistema online que pode ser acessado por meio de qualquer equipamento conectado à internet.
Reformas
Além da tecnologia, as bibliotecas estão sendo reformadas, recebendo novas pinturas e mobiliários. Um exemplo é a biblioteca da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pedro Lessa, que recebeu pintura lúdica na parede, realizada pela bibliotecária e pela auxiliar administrativo educacional, além de novas estantes, piso renovado, novos profissionais e decorações temáticas.
Ana Carolina de Oliveira, bibliotecária da unidade, destaca o impacto da reforma. “Nosso principal objetivo foi tornar o ambiente mais agradável e convidativo visualmente. Pensamos também em estimular a imaginação das crianças com elementos lúdicos nas paredes, como personagens de contos clássicos, para que elas se sintam dentro das histórias. Tudo o que fazemos é pensando nos nossos leitores, adaptando a biblioteca para que se sintam bem, gostem de estar ali e desenvolvam uma relação afetiva com os livros e a leitura”.
Várias bibliotecas da Rede Municipal passaram por reformas significativas nos últimos anos. Unidades como as escolas Arthur Guimarães, José Maria dos Mares Guia, Gameleira e Calafate foram amplamente reformadas e reinauguradas em 2025. Outras, como a Joaquim dos Santos, estão em processo de reforma, enquanto escolas como Luiz Gonzaga Júnior, Diamante e Magalhães Drumond realocaram seus espaços e adquiriram novos mobiliários.
As escolas de educação infantil Solar Rubi e Professor José Braz inauguraram suas bibliotecas, e a Maria da Glória Lommez recebeu estantes acessíveis para os estudantes. Além das melhorias físicas e tecnológicas, houve um aumento no quadro de bibliotecários e no atendimento às Emeis, ampliando a equipe responsável pelo cuidado com os livros e pela mediação dos momentos de leitura.