Pular para o conteúdo principal

 Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte ganha sede própria
Foto: Ricardo Laf

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte ganha sede própria

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura anunciam sede própria para a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH). O equipamento, que até então funcionava no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Zona Cultural da Praça da Estação, passará a funcionar na rua Professor Estevão Pinto, 601, bairro Serra, na região Centro-Sul da capital. 

Pela primeira vez, a biblioteca pública municipal terá sede própria, em uma iniciativa que integra as ações de celebração dos seus 30 anos. A mudança será feita de forma gradual, com a previsão de abertura do novo espaço ainda no primeiro semestre de 2022. 

Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin ressalta os benefícios do novo espaço. “A BPIJ-BH é a biblioteca mais antiga do município, possui grande acervo e conta com atendimento para crianças, jovens e público em geral. A partir de diálogos dessa gestão com frequentadores da Biblioteca e com os servidores, percebemos a importância desse equipamento ter uma sede própria, com mais possibilidades de fruição cultural para seu público, reafirmando nosso compromisso com as políticas públicas voltadas ao livro e à leitura. Encontrar uma solução definitiva demandou tempo e um grande esforço da Prefeitura. Temos aqui uma conquista muito significativa, que permitirá mais possibilidades de uso do seu espaço e ampliação da capacidade de atendimento, principalmente do público infantil”, destaca. 

O imóvel que será ocupado pela biblioteca, no bairro Serra, é um casarão histórico tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte. Projetado pelo arquiteto Octaviano Lapertosa, possui estilo eclético com influência neoclássica e foi construído em 1914 para ser a residência do Professor Antônio Aleixo. A edificação já abrigou a Escola de Enfermagem, a partir de 1933; o Colégio Assunção, na década de 1950; o Colégio Promove, nos anos 1970; foi sede do Centro de Referência do Audiovisual - CRAV; e, atualmente, é a sede da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte, que, com a vinda da Biblioteca para o imóvel, será transferida para a Fundação Municipal de Cultura, onde estão localizadas as demais diretorias da instituição. 

Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof celebra a mudança da biblioteca para o imóvel. “De casa nova, numa sede própria, a Biblioteca segue sua vocação e excelência no atendimento às infâncias e juventudes, num espaço amplo, arejado, tanto para o acesso público ao acervo, que conta com mais de 19 mil itens, entre livros, gibis e obras variadas, quanto para a realização de oficinas, rodas de leitura, contação de histórias, dentre outras atividades. A casa também conta com uma área externa verde, ideal para brincadeiras e contações de histórias, o que amplia as perspectivas de promoção dos direitos das crianças e jovens no espaço, com um olhar atento para as necessidades das distintas fases da vida", explica a diretora.

BPIJ-BH 

Criada em fevereiro de 1991, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) é precursora no atendimento das necessidades e especificidades da infância e juventude no município. Ao longo dos anos, este espaço se consolidou como referência em biblioteca pública infantil e juvenil, bem como no atendimento ao público em geral, além de ser local de referência para pesquisadores em literatura, educação, artes e outros. 

Inicialmente instalada no antigo prédio da FAFICH, sede da Secretaria Municipal de Educação - situada na rua Carangola, 288, no Bairro Santo Antônio –, a Biblioteca se manteve no local por 25 anos. Desde junho de 2016, a BPIJ-BH passou a funcionar dentro do Centro de Referência da Juventude (CRJ), que fica na Zona Cultural da Praça da Estação. O equipamento cultural conta também com ações de fomento à leitura e à literatura no ambiente virtual, como é o caso da Manhã Encantada, Roda de Leitura, Oficina Prosa Poética, Encontro Histórias e Crianças, dentre outras atividades periódicas que compõem a programação especial dos 30 anos da BIJ-BH realizada ao longo de 2021. Entre março de 2020 a dezembro de 2021, foram realizadas 189 atividades virtuais, totalizando mais de 5 mil visualizações de público. Em 2019, a BPIJ-BH realizou 7.918 empréstimos domiciliares de livros e publicações. 

Rede de Bibliotecas 

A BPIJ-BH integra a rede de bibliotecas mantida pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, composta por 22 bibliotecas que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. São 17 bibliotecas instaladas nos Centros Culturais, além das unidades do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, do Museu da Moda (MUMO), do Cine Santa Tereza, da Escola Livre de Artes e a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ BH). Juntas, elas receberam em 2019 e 2020 mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, gibis, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens. 

A rede de bibliotecas da FMC encontra-se aberta ao público, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19 elaborados pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura em diálogo com representantes de diversos espaços. As unidades dos Centros Culturais funcionam de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 17h. A biblioteca do Museu da Moda de Belo Horizonte funciona de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h, e a biblioteca do Cine Santa Tereza funciona de quarta a sexta-feira, das 10h às 19h. Não é necessário agendamento prévio para as visitas. O público pode também pesquisar o acervo das bibliotecas e fazer a reserva de livros e publicações através do catálogo on-line no endereço: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.