Pular para o conteúdo principal

Pessoa segurando capacete com os dizeres "Anjos de capacete"
Foto: BHTrans/Divulgação

BHTrans e SAMU realizam primeira edição do projeto “Anjos de Capacete”

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans e da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, nos dias 28 e 30 de julho e 11 e 12 de agosto, a primeira edição do projeto Anjos de Capacete, que vai capacitar 100 motofretistas de um aplicativo de entregas com aulas sobre segurança no trânsito e atendimento de primeiros socorros.

Realizado em parceria com a empresa iFood, o projeto terá aulas online e presenciais e todos os participantes seguirão os protocolos de segurança contra a Covid-19, com kits de álcool gel, máscaras de proteção, capacete e jaqueta.

A capacitação presencial dos motofretistas incluirá treinamento prático do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre primeiros socorros e da BHTrans  sobre segurança viária, comportamentos de risco, manutenção da moto e utilização dos equipamentos de segurança.

A coordenadora do projeto Vida no Trânsito da BHTrans, Jussara Belavinha, lembra que os jovens são as principais vítimas dos acidentes com motocicletas. “Por isso devemos destacar a importância dessa nova ação da Prefeitura de Belo Horizonte, o projeto Anjos de Capacete. A ideia é ensinar técnicas de primeiros socorros e pilotagem preventiva, habilitando os entregadores participantes para se tornarem multiplicadores do aprendizado aos amigos motofretistas”, afirma.

Após a formação, os participantes receberão um certificado e um capacete  branco que lhes permitirá ser facilmente identificados nas ruas como alunos do projeto da PBH. “Ao se tornarem oficialmente ‘Anjos de Capacete’, os motofretistas poderão atuar nos primeiros socorros prévios até a chegada da unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU”, destaca Jussara Belavinha.

Além de Belo Horizonte, o projeto “Anjos de Capacete” já foi realizado pela empresa iFood em São Paulo e Recife, com edições previstas para Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE).