18 March 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte participou da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), feira internacional de turismo que ocorreu entre 12 e 16 de março, e contou com representantes de mais de 100 destinos globais. A participação da empresa municipal teve como objetivo aumentar a visibilidade internacional da capital mineira e apresentar o ‘Menuuh’.
Lançado em setembro de 2024, o catálogo apresenta 18 experiências inovadoras nas áreas de gastronomia, música, agroecologia, cervejaria, arte e design, entre outras atrações. Os roteiros foram elaborados e aprimorados por meio de um trabalho de diversificação e ampliação da oferta turística na cidade, fruto de um convênio entre o Sebrae Minas e a Belotur. O trabalho colaborativo visa promover a convergência de ações e investimentos voltados para a inovação, promoção e fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, da gastronomia e de eventos de Belo Horizonte. O catálogo de experiências oferece produtos formatados para o mercado internacional, buscando atrair o turista de lazer e o de negócios, perfis de visitantes de Belo Horizonte, prontos para serem inseridos na oferta de operadores e agentes de viagem.
“Apresentar Belo Horizonte e toda a oferta turística em uma feira como a BTL é uma iniciativa importante para que o mercado internacional conheça a capital e as oportunidades para o turismo. Nossa cidade tem o potencial de se estabelecer como um novo destino turístico no Brasil, especialmente à medida que cresce o interesse dos viajantes por explorar novos lugares e propostas inovadoras. Oferecemos uma variedade de experiências enriquecedoras, uma gastronomia diversificada e atrativos culturais de grande relevância. Além disso, nossa hospitalidade única garante que todos os visitantes se sintam sempre acolhidos e bem-vindos”, afirma Marina Simião, diretora de Marketing da Belotur.
Reconhecida em janeiro como a Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica em 2025, Belo Horizonte também tem se empenhado em promover a sua identidade gastronômica no mercado internacional. Assim, a Belotur se reuniu com a Academia Portuguesa de Gastronomia, em Lisboa, para alinhar ações conjuntas, visando destacar os destinos como as capitais ibero-americanas e fortalecer as relações e os setores gastronômicos das duas cidades. O projeto ‘Bares com Alma’ foi destacado como uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Belo Horizonte, voltada para o fortalecimento do setor.