Pular para o conteúdo principal

BH também tem programação para quem não gosta de carnaval
Foto: Qu4rto Studio

BH também tem programação para quem não gosta de carnaval

criado em - atualizado em

O feriado de carnaval se aproxima e a programação momesca de Belo Horizonte se intensifica. São desfiles de blocos de rua, blocos caricatos, escolas de samba e shows. Mas há quem prefira não cair na folia, ou deseje alternar os momentos de festa com descanso. Para essas pessoas, a cidade também oferece opções de lazer.

 

Os moradores e turistas podem aproveitar o feriado para fazer passeios ao ar livre, praticar esportes, chamar os amigos para um piquenique, curtir as novidades da sétima arte e conferir a programação dos centros culturais de Belo Horizonte. Confira algumas dicas de programação:

 

Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB

 

Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h

Avenida Prudente de Morais, 202, bairro - Cidade Jardim

 

  • Exposição “Complexa Cidade” - A mostra foi concebida diante do desafio de abordar aspectos da cidade em uma residência, tanto que, foi montada no Casarão, ele mesmo um acervo importante a ser incorporado à narrativa expositiva. Ao longo do percurso, dois circuitos de visitação simultâneos e complementares articulam a casa e a rua, como dimensões privada e pública da cidade, em suas complexas relações de oposição e reciprocidade. Por meio de objetos, vestígios arqueológicos, mapas, fotografias, pinturas e representações literárias, a exposição propõe ao visitante uma reflexão acerca do Casarão e das múltiplas maneiras de se ocupar a cidade. 
  • “Coleção Transporte – Itinerários Derradeiros” - Na área externa do Museu, a exposição apresenta veículos e maquinários que estabelecem relação direta entre o desenvolvimento do sistema de transporte e o processo de evolução urbana da capital mineira.


 

Museu Casa Kubitschek - MCK


Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h30)

Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes

 

  • Exposição "Trama: processos educativos na Pampulha" - A mostra reúne os projetos “Bordando Memórias” e “Lab Design”. A proposta é colocar em diálogo com a casa modernista bordados e protótipos de objetos de design inspirados no território Pampulha. Também integram a exposição dois videodocumentários que compartilham os processos criativos e as práticas educativas que vinculam os projetos à Pampulha e aos acervos da unidade museal.

 

Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design


Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 10h às 18h

Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha

 

  • Exposição “Seu Antônio” - Formada por uma seleção de imagens captadas ao longo de nove anos por Antônio Lucindo, porteiro do espaço cultural, que revelam seu olhar particular sobre o local e seus acontecimentos.

 

  • Exposição “Rostos da Pampulha” -  Tem como proposta valorizar personagens que integraram a trajetória da região, como os primeiros moradores, gestores públicos, artistas e operários. 

 

Jardins do Museu de Arte da Pampulha - MAP

 

Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Jardim Atlântico

 

Os jardins que circundam o prédio, criados pelo paisagista Roberto Burle Marx, têm como característica principal a composição de desenhos, formas e cores desenvolvidas com o uso de plantas da flora brasileira. Esculturas de August Zamoyski, Alfredo Ceschiatti e José Pedrosa integram a paisagem. O Museu atualmente está fechado para restauro.

 

Parques

 

Que tal aproveitar o período de carnaval para curtir a natureza sem precisar sair da cidade? Belo Horizonte possui 75 parques, um Jardim Zoológico e um Jardim Botânico. Durante a folia, eles terão funcionamento regular. Os horários estão disponíveis no site da Fundação de Parques e Zoobotânica.


Cinemas

 

Quem quer passar longe da folia pode aproveitar o período para ficar em dia com as novidades da sétima arte. As principais salas de cinema da capital estão com programação durante o carnaval e filmes para todos os gostos.    

 

Transporte coletivo durante o carnaval

 

A partir de sábado, dia 18/2, o transporte coletivo municipal (convencional e suplementar) e metropolitano terá um planejamento especial para atender os usuários. As linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para atender a demanda, sobretudo, em virtude do horário de atendimento do Metrô.

 

Agentes da BHTRANS vão estar nas estações e no Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH) monitorando os passageiros e as linhas.

 

Carnaval 2023

 

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

 

O Carnaval de Belo Horizonte 2023 tem o patrocínio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Rede de Supermercados BH. A folia conta ainda com a parceria das cervejarias 040, Verace, Laut Beer e Albanos; da bebida destilada Gingibre; do hotel Ouro Minas; da plataforma digital Sympla; da empresa de cosméticos O Boticário e da marca de produtos de limpeza Limpão Mercados.