Pular para o conteúdo principal

BH sobe 11 posições e está entre as capitais com servidores mais qualificados
Amira Hissa/PBH

BH sobe 11 posições e está entre as capitais com servidores mais qualificados

criado em - atualizado em

Belo Horizonte é a 6ª capital com o quadro de servidores mais qualificados do Brasil, aponta Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, do Centro de Liderança Pública. O estudo mostra a evolução do município, que subiu 11 posições no comparativo com a pesquisa divulgada em 2020, quando ocupava a 17º colocação.

Foram levados em consideração o número de servidores municipais com ensino superior e o número total de funcionários concursados. Atualmente, 64,31% dos agentes públicos possuem graduação em um universo de mais de 40 mil profissionais. Há três anos, esse percentual era de 50,15%.

Dados levantados pela área de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão demonstram que, para além das graduações, 43,8% dos servidores efetivos possuem pós-graduação e especializações e mais de 4 % possuem mestrado, doutorado ou pós-doutorado, número que ainda pode estar abaixo do real, pois nem todos os servidores atualizam os seus dados educacionais quando realizam novos cursos, a menos que precisem deles para fins de progressão e promoção na carreira.

Incentivo

Para estimular os servidores no desenvolvimento das competências e avançar na melhoria da prestação de serviços à população, a Prefeitura de Belo Horizonte promove uma série de políticas de incentivo ao aperfeiçoamento profissional. Entre elas, a progressão por escolaridade, que permite o desenvolvimento na carreira do servidor em decorrência da conclusão de curso cujo conteúdo seja superior ou complementar ao exigido para o seu cargo efetivo e relacionado às suas atribuições. O benefício representa um acréscimo de 5%, por cada nível, no vencimento-básico do servidor. Algumas carreiras ainda contam com o instituto da promoção que, entre as regras, também podem privilegiar o desenvolvimento profissional.

Entre 2021 e outubro de 2023, a Prefeitura concedeu quase 26 mil progressões por escolaridade e 3.918 promoções aos servidores municipais da Administração Direta.

A subsecretária municipal de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernanda Neves, explicou que a Prefeitura também atua na gestão do desempenho e do desenvolvimento dos servidores e gestores da PBH: “Trabalhamos na definição de políticas e práticas que se sustentam nos princípios da valorização profissional e nos resultados em equipe. Nesse contexto, mobilizamos os profissionais para que entreguem o que há de melhor neles em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes, o que reflete positivamente na prestação de serviços com excelência ao cidadão”, contou Fernanda Neves.

Dentre as políticas de desenvolvimento, o Município disponibiliza uma plataforma própria de ensino a distância, com oferta de Trilhas de Aprendizagem, cursos e conteúdos com foco no desenvolvimento técnico e comportamental dos servidores. Atualmente, são sete trilhas de aprendizagem construídas e mais de 800 cursos ou conteúdos sugeridos.

A Prefeitura ainda oferta cursos presenciais ou a distância, por meio de contratações externas ou multiplicadores internos (servidores), e possibilita ao servidor uma licença para fazer cursos de pós-graduação, de acordo com critérios próprios. Foram autorizadas 179 licenças para aperfeiçoamento profissional de pós-graduação entre 2022 e setembro de 2023.

Entre 2022 e julho de 2023, quase 60 mil agentes públicos participaram de cursos e capacitações on-line ou presenciais ofertados pela Prefeitura.