Pular para o conteúdo principal

Vista da cidade de Belo Horizonte com céu azul e nuvens durante o dia.
Foto: João Paulo Vale

BH sedia programa que conecta empreendedores e poder público

02/06/2017 | 12:27 | atualizado em 19/06/2017 | 14:13

Na próxima terça-feira, dia 6, às 18 horas, acontecerá o lançamento da 2ª edição do BrazilLAB, um programa de inovação que acelera ideias e conecta empreendedores com o poder público. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e será no Centro de Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 112, Centro). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a segunda-feira, dia 5.

 

O programa é aberto para empreendedores que ofereçam soluções aos desafios mais complexos da sociedade brasileira. O evento contará com a participação do presidente da Prodabel, Leandro Garcia, do secretário municipal de Desenvolvimento, Daniel Nepomuceno, da diretora da Endeavor Brasil, Marcela Zonis, e do fundador AppProva e empreendedor do BrazilLAB, João Gallo, com mediação de Emília Paiva, coordenadora do BraziLAB. No painel de discussão, eles abordarão o tema “Empreendedorismo e Governo: como essa parceria pode transformar o nosso país?”. 

 

Desafios

Neste ano, empreendedores devem apresentar soluções para três áreas diferentes: agricultura urbanaequilíbrio fiscal e comunicação.

Equilíbrio fiscal: o Brasil vem enfrentando um período de recessão. Os impactos espalharam-se pelo país, e os municípios foram pegos em cheio. O desafio proposto é o de promover soluções que auxiliem na redução de despesas dos municípios e incentivem o papel fiscalizador do cidadão sobre as contas das prefeituras.

 

Agricultura urbana: mantendo-se o ritmo de crescimento populacional, em 2050, o mundo terá 9 bilhões de pessoas - sendo que 70% viverão em centros urbanos. Será necessário produzir alimentos em locais mais próximos de onde as pessoas moram e vivem. Como a tecnologia pode fomentar esta prática? Como soluções inovadoras podem conectar agricultores urbanos e cidadãos?

 

Comunicação: No ranking de e-participation da ONU, que mede a interação entre o poder público e os cidadãos, o Brasil ocupa a 37ª posição. No desafio de comunicação, as startups devem propor soluções que orientem prefeitos e o setor público na utilização de canais digitais e mídias.

 

 O programa

O BrazilLAB selecionará 10 startups de todo o Brasil para participarem do laboratório. Serão quatro ciclos de atividades presenciais que vão de agosto a dezembro, incluindo mentoria especializada, workshops, networking, visitas em campo e participação em rodada com investidores. Ao final do programa, os três finalistas receberão o investimento de R$ 50 mil e o primeiro lugar ganhará um curso de duas semanas no Vale do Silício na Draper University. Além disso, eles terão todo o apoio na aproximação com a poder público para a implantação dos seus projetos nas prefeituras.

 

 Na última edição, foram mais de 600 projetos inscritos, dos quais 11 foram selecionados para participar de laboratório.

 

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é um programa do Centro de Liderança Pública (CLP), patrocinado pelo Bank of America Merrill Lynch, E.Bricks e Instituto Betty e Jacob Lafer. Entre os parceiros, conta com instituições como Fundação Brava, Comunitas, Endeavor, Start-Up Chile e Microsoft.

 

A inspiração para o programa de aceleração do BrazilLAB veio de iniciativas internacionais, como o Solve/MIT e o Mayors Challenge/Bloomberg Philanthropies. Esses programas estimulam a inovação, o intercâmbio e o diálogo entre acadêmicos, setor privado, empresários e setor público, visando à promoção de um espaço eficiente que permita o envolvimento da sociedade na busca de soluções. 

 

O objetivo é estimular no Brasil uma cultura voltada para inovação na área pública. A iniciativa dá apoio a empreendedores engajados em soluções para os desafios mais complexos vividos pela sociedade atualmente.

 

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mulher manuseando sistema criado por ela em laboratório da Prodabel Laboratório Aberto cria sistema que facilita passagem de ambulâncias e viaturas
Estudante de Ciência da Computação e estagiária na Prodabel criou sistema que permite a comunicação entre veículos e os semáforos de BH
19/02/2019 | 16:52
Fachada do casarão do Museu Histórico Abílio Barreto, durante o dia. Museu Histórico Abílio Barreto celebra 76 anos com apresentação musical

Apresentação do grupo musical Andrea Amati Quarteto, no domingo, dia 17/2, às 11h30, celebra aniversário do Museu Histórico Abílio Barreto.

15/02/2019 | 19:59