Pular para o conteúdo principal

BH participa do Street Design International Challenge 2022, desafio universitário da Rede de Cidades Criativas da Unesco
Foto: Qu4rto Stúdio/Divulgação

BH participa do Street Design International Challenge 2022

criado em - atualizado em

Belo Horizonte é uma das cidades participantes do Street Design International Challenge 2022, competição destinada a universitários de design, paisagismo, urbanismo e arquitetura de todo o mundo - aproveitando a possibilidade de integração entre membros da Rede de Cidades Criativas da Unesco, da qual faz parte desde 2019. O desafio, que acontece virtualmente de 12 a 14 de novembro, propõe aos estudantes que, por meio do design biofílico, criem propostas de requalificação de uma rua periurbana em cidades da rede espalhadas por diversos países. Em Belo Horizonte, foi escolhida a rua Sapucaí e inscritas as instituições de ensino UNIBH, UEMG, UFMG e PUC Minas.

A competição tem como objetivo aumentar a conscientização sobre as discussões que acontecem na COP27, especialmente os efeitos das mudanças climáticas no ambiente urbano, além de propor ações que possam ajudar a tornar nossas cidades ambientes mais habitáveis, agradáveis e igualitários. Na ocasião, cada equipe inscrita será combinada com uma rua de outra cidade membro da Rede de Cidades Criativas da Unesco, e receberá um briefing detalhado elaborado por um especialista da cidade - em Belo Horizonte, o órgão responsável por esse briefing é a Belotur, empresa municipal coordenadora do Comitê Gestor da Cidade Criativa da Gastronomia. A partir daí as equipes terão 48 horas para enviar seus projetos, observando as necessidades dessa localidade.

Sob a ótica e o conceito do design biofílico, que busca reconectar o ser humano com a natureza em ambientes urbanos de forma a melhorar a saúde e bem-estar da população, a ideia é que sejam pensadas soluções como o uso de jardins de polinizadores, projetos de segurança alimentar, regeneração da biodiversidade e conexão com a natureza. Os vencedores serão anunciados em 17 de dezembro, durante o Design Education Summit, evento realizado na cidade de Wuhan, na China. A equipe vencedora terá a oportunidade de compartilhar sua experiência e apresentar seu projeto durante o evento.

O Street Design Challenge é uma iniciativa criada por Querétaro (México), Wuhan (China) e Curitiba (Brasil), cidades criativas da Unesco pelo Design. O desafio é uma oportunidade de promover o intercâmbio internacional de talentos, mas também destacar a importância do design urbano sensível à água, à biodiversidade, regenerativo e resiliente, para mudar a perspectiva da sociedade em relação ao futuro das paisagens urbanas.

Belo Horizonte Cidade Criativa da Gastronomia

Belo Horizonte se tornou Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco em outubro de 2019. Ela está entre as 246 cidades que trabalham juntas para alcançar um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos locais de desenvolvimento, além de cooperar ativamente com os planos de âmbito internacional. Ao receber esse reconhecimento, a capital mineira trabalha para fomentar a indústria criativa local, impulsionar negócios, compartilhar as melhores práticas e políticas públicas de desenvolvimento sustentável e de inclusão social, além de tornar a cidade referência no turismo gastronômico.