23 March 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte teve participação ativa no Encontro Nacional: Segurança Pública e o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que teve início na segunda-feira (20) e foi encerrado nessa quarta-feira (22), na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília/ DF. O evento reuniu agentes femininas das Forças de Segurança de todo o país. Como representante da capital mineira, a agente Aline Oliveira, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), falou das ações de proteção às mulheres que são desenvolvidas pela PBH, destacando a criação do Grupo de Combate à Importunação Sexual no Transporte Coletivo, a instalação do Botão do Assédio nos ônibus e os constantes cursos oferecidos pelo município para qualificar os guardas municipais a prestarem um atendimento humanizado às vítimas deste tipo de crime.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participou do evento e destacou a importância da integração entre todos os entes federados para promover uma mudança cultural e um combate qualificado à violência contra a mulher. O objetivo do encontro, segundo ele, foi exatamente o de integrar ações federais, estaduais e municipais para fortalecer o combate à violência contra a mulher. Durante os três dias de evento, foram organizadas câmaras técnicas que atuarão, de forma contínua, no sentido de aprimorar as normas e legislações de proteção e cuidado com as mulheres.
Papel do município
A guarda municipal Aline Oliveira enfatizou, durante sua fala às demais participantes, a importância da integração de forças e da troca de experiências para a construção de um combate mais efetivo à violência contra a mulher. “Pude acompanhar de perto diversas práticas exemplares, que também podem ser aplicadas em nossa cidade. Participei de câmaras temáticas com representantes de todas as esferas da Segurança. Notamos que os municípios têm um papel importante nesta luta, sobretudo nas ações primárias de combate à violência contra a mulher”, declarou.
Todo o conteúdo debatido durante o encontro nacional, segundo Aline, será compartilhado, após retornar a Belo Horizonte, com as demais forças de Segurança que atuam na cidade, com o objetivo de fortalecer as ações integradas que já contam com a participação da Guarda Municipal da capital.